As águas-vivas são animais pertencentes ao Filo Cnidaria. De corpo relativamente transparente e consistência gelatinosa, possuem uma célula denominada cnidoblasto, esta capaz de provocar queimaduras e irritações dolorosas na pele daqueles que entram em contato com estes organismos.
Na grande maioria a locomoção depende da das correntes pois não têm forças para ir contra a correnteza, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, e essas podem nadar conta a corrente. A água-viva é um animal marinho do filo Cnidaria, que existe nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa.
As medusas se alimentam enquanto são deslocadas de um lado para o outro do oceano, através das correntes marítimas. É como se com esses movimentos, elas filtrassem seus alimentos, se alimentando de peixes, mariscos, pequenos seres aquáticos e outros organismos presentes na água.
Eles são ligados uns aos outros de tal forma que não podem viver separados. Desse modo, nesta colônia existe os pólipos responsáveis pela defesa do grupo são alongados e possuem tentáculos com células urticantes. Os que cuidam da alimentação, possuem a abertura da boca e um sistema digestório bastante rudimentar.
O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. ... Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca.