O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. ... Mas com a ascensão de outras potências européias acirrou a corrida pelo domínio do continente e ampliou a exploração, adentrando no território.
O imperialismo é caracterizado por uma política de expansão de uma nação sobre outra, e sua manifestação no século XIX é chamada também de neocolonialismo. ... A utilização da palavra imperialismo pode ocorrer em contextos atuais como, por exemplo, quando um país resolver intervir militarmente em outro.
O imperialismo na China foi marcado por batalhas e revoltas contra o domínio Japonês e inglês. O contexto do imperialismo na china acontece na segunda-fase da revolução industrial, onde a aceleração da produção significava maiores buscas por matérias primas e mercados consumidores.
No final do século XIX, a China foi dividida pelas potências estrangeiras em zonas de influência. A derrota para os ingleses na Guerra do Ópio, em 1841, obrigou a China a abrir cinco dos seus portos ao comércio internacional e a entregar a ilha de Hong Kong.
Entretanto, as sanções eram ignoradas, e o comércio do produto com os ingleses estimulava o uso entre os chineses também. Em 1839, a China impediu definitivamente o comércio do ópio e decretou a apreensão de cerca de 20 mil caixas do produto, expulsando os comerciantes ingleses que as estavam negociando.
No dia 7 de setembro de 1901, a Paz ou Protocolo de Pequim oficializou os acordos que puseram fim à Guerra dos Boxers. Derrotado, o governo chinês se viu obrigado a pagar uma pesada indenização em ouro e liberar novos portos às embarcações estrangeiras.
A palavra boxers tem origem na luta que o grupo revoltoso “Punhos Honrados e Harmoniosos” praticava, que tinha várias semelhanças com o shadowboxing, exercício de preparação dos boxeadores que consiste em um treinamento solitário, emulando movimentos como se estivessem lutando contra um adversário imaginário.
Resposta. A Revolta dos Boxers foi um movimento chinês criado por uma sociedade secreta que detestava estrangeiros. ... Por causa disso eles sitiaram - palavra que quer dizer cercar - a cidade de Pequim por dois meses, impedindo que os estrangeiros continuassem vendendo seus produtos para a China.
O fim da Guerra dos Boxers teve como consequência para a China, a penetração estrangeira em seu território, que até então não havia, e a diminuição considerável do poder e autoridade da monarquia, representada pela dinastia Qing.
2 de novembro de 1899 – 7 de setembro de 1901
A Guerra dos Boxers foi uma revolta camponesa de 1900 que tentou conduzir todos os estrangeiros da China. ... Seu objetivo inicial era a destruição da dinastia e também dos ocidentais que tinha uma posição privilegiada na China.
9) Quais as revoltas contra o Imperialismo ocorreram, respectivamente, na Índia e na China: a)Guerra do Ópio e Revolta dos Cipaios.
O desdobramentos da Guerra dos Boxers na China foram a intensificação do ataque dos nacionalistas chineses, que tentavam destruir qualquer coisa que representasse as potências estrangeiras.