A Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico mesopotâmico, escrito pelos sumérios em algum momento em torno de 2000 a.C. Essa história narra os feitos de Gilgamesh, rei de Uruk, em sua procura pela imortalidade. Ela é considerada a obra de literatura mais antiga da humanidade.
A lenda conta a história de Gilgamesh, rei sumério e fundador da cidade de Uruk que governou a região por volta do ano 2.
A religião mesopotâmica é politeísta como mostra a epopeia de Gilgamesh onde são mencionados os deuses: Shamash, deus Sol; Adad, o deus da tempestade; Ishtar, a deusa do amor e da guerra; Anu, o deus do firmamento, pai dos deuse (o templo Eanna era consagrado a Anu e Ishtar); Aruru, a deusa da criação; Ninurta, deus da ...
A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. ... A escrita cuneiforme foi uma forma de se expressar muito difícil de ser decifrada, pois possuía mais de 2000 sinais e seu uso era de uma dificuldade enorme.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Resposta. Os sumérios inventaram a escrita cuneiforme,o alfabeto só veio depois com os fenícios. Sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. Os sumérios criaram a escrita com a necessidade humana de transmitir pensamentos e sentimentos.
Para você saber mais: A escrita cuneiforme foi desenvolvida na Antiga Mesopotâmia entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C., provavelmente pelos sumérios. A escrita cuneiforme teve grande uso em toda região da Mesopotâmia por milhares de anos, sendo utilizada por diversos povos.