O Projeto Medicina é um site dedicado aos estudantes que se preparam especificamente para os vestibulares de Medicina no Brasil. Nosso intuito é ajudar principalmente aqueles que não possuem condições financeiras de pagar um curso preparatório e estudam por conta própria.
No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química. No entanto, é possível que todas as disciplinas sejam cobradas nas duas fases, como é o caso do vestibular da FUVEST.
Conteúdo programático do Vestibular de Medicina – Biologia
Você já sabe o que mais cai no Enem, então, preparamos para você os links com diversificadas listas de exercícios sobre todos os conteúdos que você precisa para passar para Medicina no Enem 2020....9. Onde encontrar exercícios para o Enem?
➡️ Clique aqui e descubra quais assuntos mais caem no Enem nesta lista completa!
Notas de corte do Enem 2020 para ganhar bolsa de estudos Para isso é preciso ter uma boa nota no Enem. Aqui, a média para entrar na maioria dos cursos é de 620 pontos. Mais uma vez a exceção é Medicina, que tem nota de corte acima de 700 pontos, seguidos por Odontologia, que tem média de 680 pontos.
Todo mundo sabe que não é fácil passar em Medicina por conta da alta concorrência. Tanto que, muitos estudantes prestam o vestibular mais de uma vez até passar. Há inclusive quem acredite ser preciso fazer o exame duas, três ou mais vezes para conseguir uma vaga. Mas é possível, sim, passar de primeira.
Estudante é aprovada em Medicina após 4 meses de estudo.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.
Tanta dedicação deu resultado. Em apenas 6 meses de estudo, ele conseguiu o que a maioria leva de 2 a 3 anos para conseguir: passar em medicina. E se não bastasse um, ele foi aprovado em 6 faculdades.
Resumo – Como Passar em Medicina Sem Se Matar Estudando!
Os interessados também precisam atender a três exigências básicas: ter feito todo ensino médio em escolas da rede pública (ou na rede particular como bolsista integral), ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.
O vestibular de medicina difícil Entre os motivos para essa concorrência tão acirrada está a quantidade de alunos que todos os anos lutam por uma vaga. Além disso, o MEC proibiu as instituições de ensino de ampliarem as vagas nas graduações de medicina e criarem novos cursos na área.
Conseguir vaga na faculdade de Medicina particular não é exatamente fácil, mas é bem mais tranquilo do que tentar entrar numa instituição pública. Praticamente todas as faculdades privadas têm um vestibular diferenciado para os interessados em estudar Medicina.
O curso mais difícil de entrar SEMPRE é Medicina: a segunda maior Nota de Corte do SISU em 2017, entre todos os cursos, foi para Medicina na Universidade de São Paulo (USO): 831,3. no vestibular para a Fuvest 2018, haviam 136 inscritos para cada vaga.
Não se aprende esse tipo de coisa na universidade — apenas se estuda e se aperfeiçoa. A coisa mais difícil no curso de medicina é a carga emocional.
São carreiras bem diferentes, não dá para comparar. Mas se estiver falando em termos de dificuldade para ingresso no curso, medicina é bem mais concorrido que qualquer outro, depois vem engenharia e por fim direito.
3 dicas para saber se o curso de medicina é realmente para você
O médico (leia-se aqui médico e médica) é alguém fundamental na vida de todos. Ele tem uma enorme influência em um dos bens mais preciosos que temos (se não o maior), que é a própria vida. Entretanto, exercer o papel de médico é uma tarefa que carrega grande dificuldade.
É preciso fazer o curso de bacharelado em Medicina, de cerca de 6 anos, para se tornar médico. Caso queira se especializar em alguma área, o médico formado deverá ainda fazer uma residência médica ou especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. A residência médica dura pelo menos dois anos.
Olhar para os seus pacientes além da patologia. Procurar responder a todas as dúvidas de forma clara e humana. Saber que diante dele há mais do que um corpo, mas um ser humano que deseja viver com qualidade de vida.
Sobre a Faculdade de Medicina. A faculdade de Medicina é do tipo bacharelado,tem duração média de 6 anos e é oferecida em período integral. É o curso superior com maior duração no Brasil. Os dois primeiros anos desta formação constituem um ciclo básico de disciplinas teóricas que formarão o raciocínio clínico do aluno.