Pois o post de inspiração de hoje tem mais 10 ideias para brincar com uma folha de papel, todas já testadas pelo Tempojunto.
Passos
Se você quer fazer um barco de papel, dobre um pedaço de papel ao meio de cima para baixo. Depois, dobre-o novamente de um lado para o outro e desdobre, e você terá uma marca no centro. Dobre a ponta superior direita para baixo, em direção ao centro. Depois, vire o papel e dobre a outra ponta para baixo.
Origami de Peixe: Dobras Básicas Procure fazer vincos bem marcados. Isso vai facilitar bastante o desenvolvimento do projeto todo. Abra o papel e dobre-o de novo no meio, mas agora na horizontal, formando um retângulo. Abra novamente o papel: agora ele tem duas dobras diagonais e uma horizontal marcando o centro.
Basta um só, desde que seja um grande tronco de árvore. Assim se faz a chamada piroga, utilizada no continente americano muito antes da chegada de Colombo. A tradicional técnica indígena consiste em escavar o tronco – geralmente utilizando fogo – até seu interior comportar uma ou mais pessoas.
Esse é um ditado popular que pode tem várias significados e aplicações. Pode significar “ensinar a fazer algo”, “aplicar um corretivo”, “corrigir erros”, “supera dificuldades” e até mesmo ser usada como algo vingativo!
Foram identificados cinco táxons de madeiras usadas de forma combinada na construção dos componentes das canoas. São eles: Araucaria angustifolia (Araucariaceae), Aspidosperma sp. (Apocynaceae), Ocotea/Nectandra (Lauraceae), Enterolobium contortisiliquum (Fabaceae) e Cedrela fissilis (Meliaceae).
Um [bote] de madeira branca, com sete metros de comprimento por 1,2 de largura custa em torno de R$ 700.
A textura também é um fator importante para ser considerado na construção de um barco. A textura precisa ser o mais reta possível e não deve ser torcida. Essa questão influencia na força do material e em sua maleabilidade. Entre os tipos mais utilizados estão: Ash, Cedro, Douglas Fir, Iroko, Carvalho e Mogno Africano.
Garapeira
cedro
Verificado por especialistas. O tipo de madeira que os fenícios usavam para construir os barcos era o cedro.
“Os fenícios realizavam comércio através da galé, um navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores do birreme, tido como o melhor navio da antiguidade”. Gregos e romanos copiaram e aprimoraram o modelo.
Os fenícios comercializavam diversas mercadorias apreciadas pelos povos antigos, como azeite, vinho, mel, papiro, cedro-do-líbano e, principalmente, produtos manufaturados, como joias, tecidos tingidos, perfumes e utensílios domésticos.
Os fenícios comercializavam mercadorias apreciadas por diferentes povos da Antiguidade, tais como objetos de vidros, joias, cerâmica, etc. No entanto, o produto mais apreciado dos fenícios era a tinta púrpura, que era extraída de um molusco existente no litoral fenício.
Os fenícios comercializavam produtos muito cobiçados pelos povos antigos como os romanos e gregos. Entre eles estão o azeite de oliva, papiro, jóias e tecidos tingidos de vermelho. Porém o produto mais expressivo era o Cedro-do-Líbano, madeira de extrema qualidade para construção naval.
As mais procuradas, no século XV, eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada.
Resposta. os fenícios foram mais conhecidos como exportadores de madeira. Este produto veio de sua abundante cedro e florestas de abetos e tinha sido negociado desde o início da história registrada. O cedro é uma árvore alta com uma cintura grossa, tornando-a ideal para madeira.
Os fenícios estabeleceram entrepostos comerciais ao longo do Mediterrâneo, dos quais o mais importante, estrategicamente, era Cartago, no Norte da África.
O poder político exercido no interior das cidades fenícias costumava ser assumido por representantes de sua elite marítimo-comercial. Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar.