Como verificar e recuperar o HD O Windows oferece uma ferramenta que verifica e repara os setores danificados do seu HD, conhecida como “chkdsk”. Ela marca os bad blocks físicos como setores ruins e não salva mais nada lá, além de corrigir os eventuais erros de software.
Partículas de poeira também podem causar bad blocks! Lembre-se sempre de limpar as peças do seu computador ou notebook para que problemas relacionados a sujeira não ocorram. O que acontece é que uma partícula de sujeira pode impedir que a agulha gire perfeitamente, danificando seu disco quando ela passa por cima.
Badblocks sao pedaços (áreas) do disco onde a confiabilidade dos dados é prejudicada. Dados gravados nessas áreas podem ou não ser perdidos. Por causa dessa "dúvida" eles são marcados como "bad blocks" e não podem ser utilizados. Com o passar do tempo, os HD's apresentam defeito e os bad blocks vão surgindo.
Clique duas vezes em Meu Computador e clique com o botão direito do mouse na unidade de disco rígido. No menu de atalho, clique em Propriedades e, na guia Ferramentas da caixa de diálogo Propriedades, clique em Verificar Agora na área Status de verificação de erro.
Leia a Seguir
Usando uma ferramenta básica do Windows, é possível saber qual programa está usando o USB que queremos desconectar. Uma recomendação clássica ao trabalhar com pen drives é desconectá-lo do Windows antes de puxar a conexão; em outras palavras, pressione "Ejetar" no Gerenciador de Arquivos ou na área de notificação.
Para testar a velocidade de um disco rígido, você pode usar o Crystal Disk Mark, um programa gratuito que lhe permite descobrir a velocidade de HDs internos, externos, discos SSD, pendrives e cartões de memória. O CrystalDiskMark é uma ferramenta portátil muito simples de usar.
Tem como só colocar o hd e testar? Como já foi dito, conecte os cabos do hd de sua prima na sua máquina e dê boot pelo seu hd; depois de carregar o sistema voce poderá utilizar alguma ferramenta para diagnosticar/formatar o hd dela!!
A primeira providência que você deve tomar é criar uma cópia de segurança dos seus arquivos em um outro local, e depois executar um programa chamado CrystalDiskInfo para verificar a integridade do HD. O programa realizará um diagnóstico completo sobre a situação do disco e no final apresentará um relatório detalhado.
Basta colocar o HD no computador ou se ele for externo colocar em uma porta USB, daí basta abrir o Hard Disk Sentinel e conferir se está tudo bem.
O Hard Disk Sentinel é uma ferramenta para realizar esse monitoramento. Ele diagnostica o estado do disco rígido, verificando a temperatura e os números da S.M.A.R.T. e medindo a velocidade de transferência do disco. O resultado da velocidade pode evidenciar problemas ou falhas do HD.
O uso do programa é bastante simples. Uma vez executado basta você selecionar o disco rígido e o tipo de verificação que deseja realizar e clicar no botão “Start” para iniciar a verificação no disco rígido selecionado.
HDDScan é um programa gratuito de diagnóstico para Windows que lhe permite executar vários testes em discos rígidos e pendrives para encontrar bad blocks e diagnosticar problemas de desempenho e de saúde. Ao executar o HDDScan ele exibe informações sobre o seu disco rígido, como modelo, firmware e serial.
Solução
120 MB/s
O limite da interface SATA é muito maior que os HDs com o antigo padrão ATA, que só podem transmitir até 133 MB/s de dados. Já na primeira geração dos HDs SATA, a velocidade oferecida era de 150 MB/s, passando na geração SATA II para 300 MB/s e na geração SATA III, o máximo suportado era de 600 MB/s.
2.
Dependendo do modelo escolhido, as taxas de transferências podem chegar até 500 MB/s, podendo ser até 10 vezes mais rápido que um HD de alta performance. Os SSDs, também conhecidos como unidades de estado sólido, não possuem discos físicos.
Já os SSDs têm nesse quesito sua principal desvantagem. O custo por MB é bastante elevado. Geralmente, SSDs de 256 GB custam muito mais que um HD de 2 TB, por exemplo. ... Portanto, se você quiser um computador com amplo espaço de armazenamento, a compra de um HDD é a mais recomendada.
SSDs em geral têm 2,5 polegadas de largura, o que os fazem ter o mesmo tamanho que os HDs de notebooks, mas menores do que os HDs de desktop (que têm 3,5 polegadas, em geral). Se você vai instalar seu SSD em um PC, garanta que tem espaço no seu gabinete para acomodá-lo.
Você poderá verificar qual é o SSD na seção Tipo de mídia....
Os SSDs costumam ter uma variedade em capacidade de armazenamento entre 120 GB chegando até 8 TB. Tenha em mente que é importante sempre fazer uma varredura dos arquivos que são realmente necessários e daqueles que não têm mais utilidade.