"Porém, devemos lembrar que ambos os alimentos possuem diferentes níveis de qualidade. Por exemplo, o macarrão integral e o arroz integral são nutricionalmente melhores que o macarrão comum e arroz branco, pois possuem mais fibras, menor índice glicêmico, mais vitaminas e promovem maior saciedade", explica Oyama.
Os carboidratos, principais nutrientes da massa, funcionam como uma fonte de energia facilmente disponível. O macarrão integral é uma boa opção para quem se preocupa com a saúde, pois possui mais fibras alimentares e maior quantidade de vitaminas e sais minerais do que o macarrão de farinha de trigo refinada.
O arroz possui mais potássio e energia, além de combinar muito bem com diversas proteínas, saladas e legumes. Já o macarrão com o acompanhamento de uma proteína magra pode ser uma ótima opção, principalmente por fazer parte do grupo dos cereais e ser mais rico em fibras. Ele conta com mais folato e carboidratos.
Macarrão integral O macarrão integral é preparado com farinha de trigo integral, no lugar da farinha de trigo comum, por isso contém mais fibras. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Massas Sêmola: Sem ovos, essa massa é feita com uma farinha especial e mais consistente, deixando a massa mais soltinha. Ideal para dietas de baixo colesterol. ... Os ovos também são responsáveis pelo tom mais amarelado, típico dessa categoria de massas.
A sêmola, também conhecida como semolina, é o resultado da moagem incompleta de cereais e possui aspecto mais granulado e geralmente mais grosso do que a farinha tradicional. ... A diferença é que a massa de sêmola não contém adição de ovos em sua produção.
Mas, afinal, você sabe o que é sêmola? Conhecida também como semolina, ela é o resultado da moagem incompleta de cereais - especialmente de trigo, milho ou arroz. Possui uma textura granulada, normalmente mais grossa que a farinha, e tem vários de benefícios!
O termo semolina/sêmola é principalmente utilizado para designar uma farinha grossa de trigo duro, mas também é utilizado para farinhas grossas de outras variedades de trigo, assim como para farinhas grossas de arroz e milho.
Diferenças entre a farinha comum e a farinha semolina A farinha como conhecemos é derivada da moagem do trigo e de seu processamento. ... A farinha semolina é um subproduto da moagem do trigo T. durum, que é importado e é mais duro, ideal para a produção de massas como a do macarrão ou da lasanha.
A sêmola de trigo é o produto de granulometria intermediária que se obtém pela ruptura do albúmen do grão de trigo quando atravessa a primeira passagem no processo de moagem. Outro subproduto granuloso de dito cereal é o semolina, cujo grão tem um tamanho intermediário entre a sêmola e a farinha.
Essas farinhas são saudáveis, mas podem pesar na balança.
Trigo integral A farinha de trigo integral é ótima para substituir a farinha branca, porque tem um alto teor de fibras. Cada 100 gramas fornece cerca de 8,6 g de fibra, ao contrário da farinha de trigo branca que fornece apenas 2,9 g.
Conheça os benefícios de algumas farinhas alternativas e saiba em quais receitas elas se encaixam melhor.
Mas, é possível encontrar uma série de farinhas integrais sem glúten. Uma delas é a farinha de arroz integral. Outra farinha integral para substituir a de trigo, é a de coco. Além disso, a farinha de chia, também pode ser uma opção bastante saudável, pois tem função antioxidante.