Estímulos físicos Abrangem a capacidade de movimentos, coordenação motora, lateralidade e o psicomotor, porque eles acendem ações como: o conhecimento do próprio corpo, seu desenvolvimento, seu ritmo, praticando-o a fazer e promover sua relação no grupo.
Os receptores sensoriais localizam-se na epiderme.
Há uma grande área do córtex cerebral responsável pela coordenação das funções sensoriais da pele, em particular das mãos e dos lábios. Distribuídos de maneira abundante na pele e nas mucosas, os receptores cutâneos apresentam-se como pontos de sensibilidade que funcionam como receptores de impressões.
De fato, possuímos dois tipos de receptores térmicos:os que detectam calor (receptores para calor) e outros que detectam frio (receptores para frio). Veja o comportamento dos receptores térmicos em função da variação de temperatura sobre a pele (gráfico adaptado a partir de Gayton & Hall, 2007).
Os receptores sensitivos são: Terminações nervosas livres - São terminações nervosas formadas por um axônio ramificado. Distribuem-se por quase todas as partes do corpo e captam sensações mecânicas (pressão), térmicas (frio e calor) e principalmente dolorosas.
Quanto aos receptores de temperatura, é correto afirmar que: Escolha uma: ... Calor e frio são registrados pelo mesmo receptor.
Os receptores de membrana são proteínas que se encontram na membrana celular, específicos para certas moléculas. Quando os receptores tem contato com essas moléculas, desencadeiam reações químicas no interior da célula. Estas reações modificam de alguma maneira o comportamento celular.
Todos os sentidos do nosso corpo são extremamente importantes, pois eles permitem a percepção dos diversos estímulos do meio. O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações.
Resposta: o tato permite-nos sentir quando um carinho é dado, além de mostrar a força que pode ser aplicada em determinado objeto, por exemplo. O tato é tão importante que em pessoas cegas pode “funcionar como a própria visão”. Pessoas com deficiência visual frequentemente aprendem a ler utilizando o tato.