Os fenômenos estudados pela Estatística são fenômenos cujo resultado, mesmo em condições normais de experimentação variam de uma observação para outra, dificultando dessa maneira a previsão de um resultado futuro. ...
Tipos de amostragem probabilística
Amostra por conveniência O pesquisador seleciona membros da população mais acessíveis. Amostra por julgamento O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa.
Vale recordar que este tipo de amostragem é utilizada quando não temos acesso a lista completa dos indivíduos que formam a população (marco amostral), portando não sabemos a probabilidade que cada indivíduo ser selecionado para a amostra. ...
Amostragem Probabilística: São amostragens em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da • Amostragem Não-Probabilística: São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador.
Garantir que a probabilidade de todos os indivíduos ou elementos de uma dada população possa ser calculada, ao serem selecionados para participarem da composição da amostra. ...
Uma amostra não tem interesse por si só, mas pelo que ela revela sobre a população. Por exemplo, um médico seleciona 50 pacientes para estudar a eficácia de um novo método de tratamento de úlcera gástrica. Do ponto de vista da pesquisa, os 50 pacientes não constituem a população de interesse.
Amostra sistemática. Na amostragem sistemática, os elementos da população são colocados em uma lista e cada xº elemento da lista é escolhido (sistematicamente) por inclusão na amostra. Por exemplo,se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes.
Definição: Unidade na qual são observadas e medidas as características quantitativas e qualitativas da população. A amostra é composta pelo conjunto de unidades amostrais. Cada unidade amostral gera uma única observação da variável de interesse.