EQST

O Que Especificidade De Um Farmaco?

O que especificidade de um farmaco? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é especificidade de um farmaco?

Especificidade: pode ser considerada como uma forma extrema de seletividade onde nenhum aumento na concentração da molécula será suficiente para ativar o(s) outro(s) processo(s). apenas seletivos, em vez de específicos, em suas ações” (Von Zastrow, 2012).

O que é afinidade em Farmacologia?

A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).

E o local da molécula do fármaco que vai se ligar ao receptor e produzir o efeito farmacológico?

Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica.

Qual a diferença entre o antagonismo competitivo e o não competitivo?

Os anta- gonistas sem receptores também são examinados de modo sucinto. Um antagonista competitivo liga-se reversivelmente ao sítio de um receptor. Ao contrário do agonista, que também se liga ao sítio ativo do receptor, o antagonista competitivo não esta- biliza a conformação necessária para a ativação do receptor.

Como calcular o DL50?

A curva Gaussiana teórica representa a relação dose/resposta ou concentração/resposta, estatisticamente é calculada a partir da observação de mortalidade após a exposição à doses/concentrações da substância em teste. No cálculo da dose letal 50% (DL50) ou concentração letal 50% (CL50), essa curva é em geral empregada.

O que é janela terapêutica e como ela funciona?

Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.