Pertencente ou relativo ao derma.
As cristas epidérmicas aumentam a superfície de contato entre as duas camadas e tem como função facilitar a nutrição das células epidérmicas por meio dos vasos sanguíneos da derme.
A camada mais externa da pele, denominada estrato córneo ou camada de queratina, contém muitas camadas de células achatadas mortas e atua como uma barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
Os apêndices da pele, tais como folículos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global. A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos.
4 - As terminações nervosas que chegam na epiderme captam sensações dolorosas. Essa camada não tem vasos sanguíneos, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão a partir de vasos sanguíneos existentes na derme, camada subsequente.
A Nutrição Celular compreende a interação entre todos os sistemas do corpo visando um equilíbrio nutricional de acordo com a individualidade bioquímica de cada indivíduo. Cada pessoa possui uma carga genética herdada e expõe seu organismo a determinadas sustâncias, nutrientes e toxinas que fazem parte de seu dia a dia.
Hipoderme: camada rica em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas). A gordura armazenada no tecido subcutâneo constitui reserva de energia, atua como isolante térmico e protege contra traumas. Ela apoia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal.
Pode ter uma camada variável de tecido adiposo dependendo da região do corpo. Além da função de reservatório energético, a hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos.