Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).
Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
3 - Desenho do estudo: Aqui vai o tipo de pesquisa: Ex. Experimental, observacional, descritiva, exploratória, documental, histórica, etc. Apoio financeiro: Neste campo, você deve colocar o nome da instituição financiadora (se houver). Se não houver, no item “tipo” colocar financiamento próprio.
O conceito de DESENHO de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como a população e a amostra estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção ...
Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. ... O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
O tema é diferente do objeto Definir o objeto de estudo é algo que pode ser pensado em etapas. ... Para entender a diferença entre as duas etapas, é possível pensar no tema enquanto um “universo temático” a respeito de algo e objeto como uma particularidade que permite entender esse universo.
O título será o nome pelo qual o seu trabalho será chamado, já o tema se refere ao assunto geral que será abordado ao longo do trabalho e o objeto de estudo trata-se do aprofundamento dos estudos relacionado aos temas.
Conceito de pesquisa empírica A pesquisa empírica, também chamada de pesquisa de campo, pode ser entendida como aquela em que é necessária comprovação prática de algo, especialmente por meio de experimentos ou observação de determinado contexto para coleta de dados em campo.
O objeto de investigação delimitado para minha pesquisa se refere a demonstrar se o fluxo de caixa, uma ferramenta de demonstração financeira, oferece informações suficientes para orientar gestores a tomarem decisões para a organização, com base na utilização destes dados.
Conforme Ruiz (1996, apud AGUIAR, 2008), o sujeito de uma pesquisa pode ser definido como a pessoa, o fato ou o fenômeno sobre o qual se quer saber algo.
São objetos que marcaram a história devido a sua importância nos fatos e sobre como tudo ocorreu. ... Um bom objeto histórico é capaz de apresentar-se como sendo algo plena, pronto.
História é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.