A amostra pode ficar em temperatura ambiente por 3 horas no máximo. Após este período o sangue pode hemolisar. Como conservar a amostra antes da separação do soro? Após a retração do coágulo, o material pode permanecer em geladeira, de 4° a 8° C, por 12 horas no máximo, a fim de evitar hemólise.
Os laudos e dados brutos dos exames de análises clínicas são armazenados por no mínimo cinco anos, de acordo com a RDC 302. Os laudos dos exames anatomopatológicos devem ficar armazenados pelo período de 20 anos.
O dia abonado está previsto no artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como na Lei 1.
A carteirinha de doador é o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo REDOME e para solicitá-la, basta entrar em contato com o hemocentro em que realizou seu cadastro. Caso seu cadastro tenha ocorrido em uma campanha, procure o hemocentro do seu estado.
A "carteira de doador" está disponível no sistema de cadastramento de doadores (REDOMEWEB), com acesso somente para todos os Hemocentros Estaduais e Hemonúcleos, e pode ser impressa ou enviada por e-mail. É imprescindível atualizar o cadastro do doador antes do fornecimento da carteira.
Sendo assim, a Lei n° 13.
Existem formas de se declarar um doador de órgãos....Doar é Legal
Como posso fazer o cartão? Se você ficou interessado, existem várias maneiras de demonstrar o seu desejo de doar órgãos. Para fazer o cartão de doador de órgãos que citamos, é só acessar o site de cadastro do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), preencher o seu cadastro e imprimir o cartão.
A doação pressupõe critérios mínimos de seleção. Idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e tipo sangüíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível. Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para aidéticos e pessoas com doenças infecciosas ativas.
Aprenda a se declarar doador de órgãos no Facebook
A negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no Brasil. No ano passado, 43% das famílias, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), recusaram a doação de órgãos de seus parentes após morte encefálica comprovada.