A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico.
Os fatores endógenos de formação do relevo são as próprias rochas que o formam e que possuem características específicas (constituintes minerais e químicos) e os eventos que ocorrem no interior da crosta terrestre como a movimentação das placas tectônicas e a ocorrência de fenômenos como surgimento de vulcões.
Quando o sangue é bombeado, ele é "empurrado" contra a parede dos vasos sangüíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial. O que é hipertensão? A hipertensão arterial ou "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg).
CID 10 I10 Hipertensão essencial (primária) – Doenças CID-10.
CID10 - I49 - Outras Arritmias Cardíacas.
A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.
Situações que podem provocar descontrole da pressão arterial são: Mudanças na dieta, principalmente aumento do consumo de sal (leia: SAL E HIPERTENSÃO). Relevante ganho de peso recente. Troca dos medicamentos que estava habituado a tomar.
Os picos de pressão, tanto alta quanto baixa podem provocar sintomas, como tontura, fraqueza, visão turva, suor frio e sono excessivo.
Geralmente, a pressão sanguínea diminui durante a noite, um fenômeno chamado inversão. Em algumas pessoas, no entanto, especialmente as hipertensas, a pressão noturna pode se manter ou aumentar, quando ocorre a inversão reversa.
O comportamento normal da pressão arterial (PA) durante o sono é uma redução entre 10 e 20% em relação ao padrão diurno. Esse processo pode ser mensurado na monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e os pacientes com este comportamento fisiológico são chamados de dippers.
A pressão arterial pode variar durante o dia. A tendência é que ela diminua quando estamos dormindo e aumente quando realizamos esforço físico. Estas situações não querem dizer que você seja necessariamente um hipertenso, mas o acompanhamento médico é sempre importante nesses casos.
Variação da pressão arterial é considerada normal A grande questão que fica é se essa variação seria prejudicial ou não para a saúde. Segundo o médico, ela é considerada padrão. “Esta alternância é normal e esperada.