Benefícios de abandonar o refrigerante
A melhor forma de se livrar de um hábito ruim, é substituí-lo por um hábito bom. Dessa forma, troque o refrigerante por outras opções como sucos naturais, chás gelados, águas gaseificadas e saborizadas. Quando você experimenta outras bebidas e se acostuma com novos sabores, eles passam a se tornar preferência.
Beba muita água ou chá de ervas ao invés de refrigerante. Compre uma garrafa de água e mantenha com você em casa, no trabalho, em seu carro. Você ainda pode beber bebidas com sabor refrescante, mas que não sejam lotados de produtos químicos de baixa qualidade.
Certamente, o paladar de alguém viciado em refrigerante está muito acostumado com seu gosto. Assim, é muito importante experimentar outras bebidas e se acostumar com novos sabores, até que eles se tornem a preferência. Dessa maneira, opte por beber água, sucos naturais, chás ou até mesmo água gaseificada ou saborizada.
Essas duas bebidas são seguras, independente se consumidas isoladas ou junto a uma refeição. O valor calórico do guaraná é baixo enquanto o refrigerante de guaraná e o Guaravita têm valores calóricos muito similares, mas quantidades bem diferentes de sódio e ainda “seguras” de sódio.
Refresco em pó No restante, estão aditivos alimentares (corantes químicos, antioxidantes e aromatizantes) e açúcar. “Suco em pó é basicamente açúcar com pouquíssima fruta. Além do mais, há uma combinação de açúcar e adoçante nos refrescos que pode ser perigosa para crianças e hipertensos”, diz a nutricionista.
Existem diversos problemas causados pelo consumo do suco industrializado, principalmente por criança, como: obesidade, hipertensão e alergias. Além disso, eles são ricos em sódio e adoçantes, sendo facilmente comparáveis aos refrigerantes.
Isso quer dizer que uma lata de 330ml de suco (1 copo e meio) tem aproximadamente 49 gramas de açúcar, ao passo que 350ml de refrigerante pode equivaler a 37 gramas dessa substância. Se você quer seguir uma vida com mais saúde, o ideal é eliminar os sucos de caixinha do seu cardápio.
RIO - Um copo de suco de caixinha tem mais açúcar do que refrigerante. O alerta vem da organização britânica “Action on Sugar”, que analisou mais de 200 marcas da bebida. De acordo com a pesquisa, mais de um quarto delas continha o mesmo nível de açúcar ou mais do que Coca-Cola, que tem 10,6 g para cada 100 ml.