A compostagem é um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica (frutas, cascas de ovo, fezes de herbívoros, restos de café etc) em uma substância homogênea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro de floresta: o adubo.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
Na compostagem ocorre uma decomposição controlada da matéria orgânica, onde micro- organismos, principalmente fungos e bactérias, vão atuar de forma a degradar as moléculas mais complexas presentes, fazendo com que alguns nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos vegetais e presentes na matéria orgânica inicial, ...
A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.
A composteira é um rico ecossistema higiênico que ajuda a reduzir seu lixo e emissões de gases do efeito estufa. Adquirir uma composteira doméstica é poder transformar seu lixo orgânico em húmus dentro de sua própria casa ou apartamento e ainda contribuir para um ambiente mais saudável.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Para fazer a compostagem no sítio ou na fazenda, você vai precisar de um compartimento para segurar unida e protegida do sol a pilha do composto que você irá construir. Poderá ser um cercado feito com madeira reciclada (paletes) ou tela de galinheiro, para formar um tubo cilíndrico.
Como fazer:
Método Lages de Compostagem no vaso compostor As camadas devem ser furadas, três vezes por semana, para receber oxigênio. Não é preciso irrigar. Após duas semanas, é possível plantar verduras, legumes, ervas, flores, entre outros, sobre as camadas.
A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) pra uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Para acelerar o processo de decomposição, são coladas minhocas nesta segunda caixa. A terceira caixa, também digestora, será utilizada quando a segunda estiver cheia.
Para preparar o próprio composto orgânico para adubar sua horta doméstica, pode-se usar as sobras de alimentos crus, resultantes do preparo das refeições, como restos de verduras não temperadas, folhas danificadas, cascas, frutos podres, alguns bagaços, borra de café, cascas de ovos, enfim, todo o lixo orgânico deve ...
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
O principal fator para plantas florescerem é: sol! Sim, parece meio óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que toda espécie clorofilada precisa de luz para crescer. E quando o assunto é flor, aí estamos falando de muita luz solar, não apenas claridade.