Cidadania é o conjunto dos direitos e deveres de um indivíduo. É o que torna a pessoa um cidadão ou integrante pleno de um Estado (país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado). ... Os direitos dos cidadãos estão previstos na Legislação de cada país.
Desse modo, os principais instrumentos de exploração da colônia – as grandes propriedades e a escravidão – foram os principais obstáculos para a formação da cidadania brasileira, conforme veremos a seguir.
Somente com a Independência do Brasil e a Constituição de 1824, delineia-se a cidadania brasileira (FER- REIRA, 2001, p. 145).
No Brasil, o termo cidadania surgiu na Constituição Imperial de 1824, mas somente a partir de 1930, passou a ser empregado para definir a condição dos que exerciam direitos políticos.
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. ... Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.
A cidadania plena é acessada por meio de condições oferecidas pelo Estado e também pela própria sociedade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal do Brasil e uma infinidade de leis e normas listam os direitos e os deveres dos cidadãos.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
A escola pode se constituir num espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e dialógicos. Para tanto, a apropriação do conhecimento deve estar acompanhada de relações democráticas, dialógicas e participativas. Palavras-chave: Escola cidadã, cidadania, cotidiano escolar, formação crítica, pedagogia dialógica.
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. ... Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
10 hábitos simples do cidadão consciente
respeitar leis e autoridades e a sociedade, se manter honesto, saber lidar com as dificuldades e com as demais pessoas, sem desrespeitos, sem desonestidade. Não por em risco as outras pessoas, respeitar limites, opiniões, discordar quando preciso mas sem rebaixar-se a apelação.
Resposta. Olá tudo bem? Bom, você deve agir, tipo ajudando o próximo, respeitando a sociedades e as leis que as rege,ajudando as pessoas, deve agir com bom censo, fazer o bem as pessoas.
Os deveres do cidadão
Deveres• Votar para escolher nossos governantes. Cumprir as leis. Respeitar os direitos sociais de outras pessoas. ... Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos.
É dever do Estado garantir a todos uma qualidade de vida compatível com a dignidade da pessoa humana, assegurando a educação, os serviços de saúde, a alimentação, a habitação, o transporte, o saneamento básico, o suprimento energético, a drenagem, o trabalho remunerado, o lazer, as atividades econômicas e a ...
Resposta. Resposta: Se o art. 5º, VI, CF, assegura a liberdade total de crença e religião, então o Estado deve se manter neutro.