Uma cefaleia é a dor em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço superior, face e o interior da cabeça. Cefaleias são um dos motivos mais comuns que fazem as pessoas visitar um médico.
Uma das causas mais comuns de cefaleia crônica diária é o abuso de analgésico. Esta condição é diagnosticada quando o paciente apresenta cefaleia por pelo menos 15 dias ao mês e faz uso de analgésicos simples por pelo menos 15 dias ou múltiplos analgésicos por pelo menos 10 dias.
Cefaleia tensional crônica: acontece mais do que 15 dias por mês, podendo também durar meses ou anos....Como aliviar a cefaleia tensional
A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade.
A dor de cabeça recorrente é uma queixa muito freqüente apresentada por nossos pacientes. Quais são as principais causas? 1. Cefaléia tensional, ocasionada por um aumento de tensão da musculatura cervical e da cabeça, muitas vezes como resultado de uma situação de stress ou por uma má postura.
A cefaleia secundária é um sintoma que pode estar presente em variados quadros clínicos como, por exemplo, infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas e tumores cerebrais, acidente vascular encefálico, hipóxia cerebral, lesões cranianas, ...
Existe um tipo de dor de cabeça chamada cefaleia rinogênica. O nome que esse tipo de dor de cabeça recebeu é por ser de origem de problemas nasais. Normalmente a causa desse problema fica localizada na região da face, mais precisamente na região nasal, ao redor dos olhos e frontal.
A dor de cabeça de sinusite é uma condição bastante incômoda, especialmente para as crianças. Trata-se de uma doença também chamada de cefaleia sinusal, que se caracteriza por uma intensa dor na região da cabeça e rosto que vem acompanhada de outros sintomas, como inflamação nos seios da face.
A rinite alérgica pode causar dor de cabeça ou pode ser até gatilho para uma enxaqueca. A cefaleia rinogênica, quando ocorre ponto de contato mucoso dentro do nariz (septo-cornetos, corneto médio-parede lateral), disfunções temporomandibulares e neuralgia do trigêmeo também são outras possíveis causas de dor de cabeça.
A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.
Assim, os sintomas da enxaqueca podem incluir náusea, vômito, dificuldade em falar, dormência ou formigamento e sensibilidade à luz e ao som....Enxaqueca e seus sintomas
Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante. Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor.
Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.
A enxaqueca é uma das cefaleias primárias mais prevalentes, tendo como característica uma “desordem” no sistema nervoso central, caracterizada por dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz (fotofobia), ao som (fonofobia) ou movimento da cabeça (saiba mais sobre a enxaqueca neste link!).
Sintomas de Enxaqueca