Os principais gases lançados na atmosfera que causam o smog são os óxidos de nitrogênio, NO e NO2. Eles são formados nos grandes centros metropolitanos, onde é intenso o tráfego de veículos, sendo produzidos na combustão em motores de combustão interna.
O smog pode causar alterações no sistema imunológico, agravamento de doenças respiratórias, como asma, secura das membranas protetoras, como nariz e garganta, irritação dos olhos, dor de cabeça e problemas pulmonares. Saiba também quais os riscos da poluição do ar que não é visível.
O processo da inversão térmica se dá quando o ar mais denso (ar frio) torna-se impedido de circular em virtude da presença de uma camada de ar menos denso (ar quente), o que, por consequência, provoca uma alteração na temperatura.
Os reagentes que produzem o tipo mais comum de smog são principalmente as emissões provenientes de automóveis, embora nas áreas rurais alguns dos ingredientes originem-se das florestas. O smog é o exemplo mais conhecido de poluição do ar, que ocorre na maioria das cidades brasileiras.
Como Prevenir o SmogO Smog pode ser muito prejudicial para a saúde pública, e paraos seres vivos do nosso planeta. Para diminuir os dias de smog devemos optar por transportespúblicos em vez de automoveis particulares, e tentar diminuir aomáximo o número de fábricas concentradas numa cidade.
Que problemas provoca contaminação? A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de químicos ou alteração do ambiente do solo pela ação do homem. Essas substâncias químicas levam à poluição do solo e, direta ou indiretamente, à poluição da água e do ar.
Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. Outro agravante da inversão térmica é que a camada de ar fria fica retida nas regiões próximas à superfície terrestre com uma grande concentração de poluentes.
Já o smog industrial é aquele produzido pela fumaça expelida pelas chaminés das indústrias e ocorre quando estas se aglomeram em espaços urbanos densamente povoados, gerando o acúmulo de gases tóxicos no ambiente.
Efeito estufa = Gases como CO2, CH4, NO e O3 que formam uma barreira "protetora" da radiação do Sol e que também mantem a Terra numa temperatura constante. Smog = Concentração de gases como O3, diminui a visibilidade da atmosfera presente, (fumaça + neblina).
Dióxido de nitrogênio (NO2) Altamente tóxico ao ser humano, este gás apresenta cor marrom alaranjada, odor forte e irritante; pode levar à formação de ácido nítrico, nitratos, compostos orgânicos e à formação da chuva ácida (Vesilind; Morgan, 2011).
A totalidade dos pontos foram dados aos candidatos que foram capazes de citar a INVERSÃO TÉRMICA, como o fenômeno atmosférico que pode acentuar os efeitos do Smog no inverno.
São muitas as substâncias tóxicas emitidas pelos automóveis; alguns dos gases nocivos mais conhecidos são:
O monóxido de carbono é um poluente que apresenta grande toxicidade ao ser humano. É um produto intermediário resultante do processo de combustão em situações de baixa concentração de oxigênio (Guimarães, 2011).
Manutenções constantes. A manutenção veicular é a melhor forma de restringir a emissão de gases poluentes do veículo. Alguns problemas, como a falta de calibração do motor, podem facilitar o índice de emanação dessas substâncias. Além disso, o automóvel sofre desgastes ao longo do tempo.
A emissão de gases tóxicos por veículos automotores é a maior fonte de poluição atmosférica. Nas cidades, esses veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar, porque emitem gases como o monóxido e o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo.
Como estado físico, os gases são as substâncias que em condições normais de temperatura e pressão, são encontradas no estado gasoso e não sofrem condensação, como o ozônio (O3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o cloro gasoso (Cl).
Resposta: A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera terrestre susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia.
O ar poluído pode causar sérios problemas ao homem e a outros seres, portanto, ele é impróprio e nocivo. Não pare agora... ... Dentre os principais poluentes do ar, podemos citar a fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
Poluentes atmosféricos são gases e partículas sólidas (poeiras, pós e fumos) resultantes das atividades humanas e de fenômenos naturais dispersos no ar atmosférico.
Poluente é todo material que que é capaz de provocar a degradação de um ambiente. Essa degradação pode ser em diversos ambitos. ... Como exemplo, podemos falar da poluição atmosférica que é o acumulo de substâncias toxicas no ar e ambiente, como é o caso do CO2 liberado para a atmosfera, e também o CH4.
Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.