O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
Trata-se da desobstrução de ramos das artérias pulmonares, ocluídas por trombos aderidos às suas paredes, por meio da utilização de um cateter com um balão em sua extremidade que, insuflado dentro da artéria, promove o restabelecimento do fluxo sanguíneo no pulmão.
a) A artéria pulmonar conduz sangue, rico em oxigênio, do coração para todo o corpo.
Quer dizer que a valva tricúspide, que fica do lado direito do coração, deixa escapar um pouquinho de sangue no sentido inverso. Em geral quando leve não significa nenhum problema sério, mas é importante avaliar se a estrutura da valva é normal, bem como se existe alguma doença associada.
A disfunção da válvula tricúspide costuma estar relacionada à insuficiência decorrente da dilatação do coração. No geral, pacientes que apresentam doença valvar no lado esquerdo do coração (mitral ou aórtica) tendem a apresentar insuficiência valvar também no lado direito, na válvula tricúspide.