Piodermite é uma alteração de pele, devido à infecção bacteriana que leva ao acúmulo de células de defesa com líquido proteico, ou seja, é uma lesão de pele de aspecto úmido.
O que são piodermites? São processos infecciosos da pele causados por bactérias e mediados por toxinas (endo ou exotoxinas). Podem ser infecções primárias, quando a infecção ocorre na pele anteriormente íntegra, ou secundárias, quando a invasão bacteriana ocorre em locais anteriormente lesionados.
A maior parte dos casos de piodermite, requer tanto um tratamento tópico como sistêmico. O shampoo é o tratamento tópico mais comum para este problema. O tratamento tópico ajuda na remoção das crostas e sujidades, alivia a coceira e acima de tudo, previne uma infecção secundária.
Como tratar: Devem ser usados remédios antibióticos, como Amoxicilina ou Cefalexina, por 10 a 21 dias. Nos casos mais graves a infecção pode se espalhar pelo corpo, sendo necessário internamento hospitalar.
TRATAMENTO DO FURÚNCULO Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.
Colocar compressas mornas As compressas de água morna ajudam a aliviar a dor e a retirar o pus, sendo que, mesmo depois do furúnculo começar a vazar o pus sozinho, é indicado continuar a colocar as compressas para limpar bem a região.
Olá, Não existe relação entre alimentação e furúnculo. O tratamento é com antibiótico. As vezes é necessário investigar se há diabetes ou colonização por bactérias multirresistentes.
Não deve-se espremer nunca o pontinho da foliculite. Não adianta apertar que não vai sair nada. A foliculite não é algo “maduro” pra você estourar. Você pode fazer o ressecamento deles para o fechamento do folículo, como fazemos aqui no espaço Tez (até de maneira vegana).
Como fazer: O sal esfoliando e o azeite hidratando e regenerando as “micro lesões” causadas pelo atrito dos grãos à pele. Misture os ingredientes em um recipiente e leve ao banho com você. Desligue o chuveiro, aplique no corpo em movimentos circulares. Enxágue.
“Caso se trate de uma inflamação muito intensa, com pus, o ideal é usar substâncias que tenham uma ação anti-inflamatória, como o ácido retinóico e o ácido glicólico e antibiótico tópico”, indicou. Uma outra saída é fazer depilação a laser, pois ela vai destruir o folículo piloso e evitar a formação da foliculite.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são: