Na química o catalisador é uma substância introduzida num sistema com o objetivo de aumentar a sua velocidade de reação. ... Desta forma, o executive coach enquanto elemento catalisador, pode contribuir significativamente para acelerar as mudanças necessárias, auxiliando o coachee a despontar para o sucesso.
O contrário de catalisador é: Contrário de estimulador: 1. desencorajador, desincentivador, desestimulador, desanimador, esmorecedor, desalentador, prostrador, enfraquecedor.
Os catalisadores são amplamente utilizados em reações orgânicas devido à alta massa molar das substâncias moleculares, que acabam tornando as reações muito lentas. São também muito importantes em diversos processos, podendo ser usados industrialmente.
As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.
A catálise é particularmente importante para os setores de refino de petróleo, petroquímica, polímeros, agroquímicos, aromas e fragrâncias e fármacos. Uma aplicação já muito importante e em franco crescimento é a de catalisadores para abatimento de poluentes, sobretudo na indústria automotiva.
Utilizadas na indústria petroquímica como catalisadores, podem custar 3 600 dólares por quilo.
Catalisadores têm amplo emprego na indústria, por exemplo no processo de fabricação de ácidos (como ácido sulfúrico e ácido nítrico), hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo. Todos os organismos vivos dependem de catalisadores complexos chamados enzimas que regulam as reações bioquímicas.
As mais comumente utilizadas na indústria de alimentos podem ser classificadas em quatro grandes grupos, tais como: carboidrolases, que catalisam a hidrólise de polissacarídeos ou oligossacarídeos; proteases, que atuam sobre ligações peptídicas de proteínas liberando aminoácidos e peptídeos; lipases, que estão ...
Como exemplo forte, o uso do malte para produção de enzimas muito importante para a indústria de cervejas. ... As enzimas também são aplicadas na hidrólise de óleos e gorduras, geralmente (lipase), na precipitação do leite-queijo (renina), de laticínios (lactase), na produção de proteína hidrolisada (proteases).
A atuação das enzimas na panificação ocorre de maneira complexa. Sua presença tem como objetivo melhorar as características reológicas da massa, atuando nas moléculas do amido ou de proteínas e também como branqueadoras de farinhas com alto teor de pigmentos escuros.
Propriedades das Enzimas Atuam em condições específicas de temperatura e pH • Possuem todas as características das proteínas • Podem ter sua concentração e atividade reguladas • Estão quase sempre dentro da célula, e compartimentalizadas.
A concentração de substrato influencia na velocidade de reação até um ponto máximo, chamado ponto de saturação. Passado deste ponto de saturação, as enzimas estarão todas ligadas nos substratos, catalisando as reações na máxima velocidade que conseguem.
O mecanismo de atuação da enzima se inicia quando ela se liga ao reagente, mais propriamente conhecido como substrato. ... A enzima provoca uma diminuição da energia de ativação necessária para que uma reação química aconteça e isso facilita a ocorrência da reação.
A energia de ativação é a quantidade mínima de energia necessária para que uma reação química aconteça. ... As enzimas têm uma outra característica muito interessante: não são consumidas durante as reações. Dessa maneira, a mesma enzima pode catalisar o mesmo tipo de reação várias vezes.
Centro ativo ou sítio catalítico de uma enzima é a porção da molécula onde ocorre a atividade catalítica.