Como é feito o tratamento As úlceras varicosas têm cura e o tratamento consiste na limpeza da ferida, na qual é removido o líquido liberado e o tecido morto, e de seguida é aplicado um curativo adequado, que pode incluir o uso de pomadas para úlceras. Veja um exemplo de pomada que pode ser utilizada.
As úlceras de perna arteriais são causadas pela insuficiência do fluxo sanguíneo arterial nas extremidades inferiores. A causa direta da redução do fluxo sanguíneo é a arteriosclerose das paredes dos vasos e a acumulação de placas ateroscleróticas que causam a oclusão dos vasos.
As pernas são um dos locais mais comuns para o surgimento. Essa infecção é causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes, que entra no organismo, geralmente, por meio de micoses, frieiras ou outros ferimentos nos pés. Se não tratada no início, pode evoluir para abscessos, feridas profundas e trombose.
Esse aumento da pressão, leva ao extravasamento de água, células do sangue, fatores inflamatórios de dentro da veia para o espaço entre as células da pele e do tecido gorduroso subcutâneo.
A causa da UPP é multifatorial e incluem fatores intrínsecos do paciente, tais como extremos de idade, comorbidades, estado nutricional, hidratação, perfusão tecidual, condições de mobilidade e nível de consciência; e extrínsecos como cisalhamento, fricção, umidade e excesso de pressão em locais como os de ...
Úlceras por pressão são definidas como lesões cutâneas ou de partes moles, superficiais ou profundas, de etiologia isquêmica, secundárias a aumento de pressão externa contínua, geralmente localizadas sobre uma proeminência óssea.
As lesões infectadas, isto é, com presença de pus, podem ser tratadas com açúcar, pomadas de papaína, laser, óleo (como Dersani, por exemplo) e pomadas ou cremes medicamentosos. Quem deve prescrever este tratamento é um médico.
A escala de Braden é um instrumento de avaliação de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão. É a ferramenta mais amplamente utilizada dentre as várias disponíveis. Em casos de pacientes pediátricos deve-se utilizar uma ferramenta conhecida como escala de Braden Q.
Prevenção e cuidados
Mais dicas para prevenir as escaras:
Para evitar o surgimento de úlceras pépticas, evite o fumo, consuma álcool moderadamente e evite a ingestão regular de aspirinas ou anti-inflamatórios.
A prevenção de lesões esportivas deve considerar o esporte praticado, nível de competitividade, idade, gênero, histórico individual de lesões, preparação física e carga de treino.
Como evitar escaras?