Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.
Os dentes são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais. Já os ossos contêm cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, mas também têm muito colágeno. Colágeno é uma proteína, um tecido vivo que confere a flexibilidade dos ossos que os faz aguentar pressão.
Segunda dentição (ou dentição permanente). A partir dos 6 ou 7 anos de idade, começam a surgir os dentes permanentes. O rompimento começa pelos primeiros molares, que se situam junto aos segundos molares temporários.
Os dentes são estruturas resistentes que estão localizadas em nossa boca e possuem como função a quebra do alimento em partículas menores para facilitar a ação de enzimas digestivas.
Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas.
é por isso que temos dentes: porque desde que surgiu o primeiro dente, isso foi tão vantajoso para os animais que o possuíam, que essa característica atravessou milhões de anos, milhares de gerações e espécies e hoje é comum não só em nós humanos, mas na maioria dos animais que vivem no planeta.
Ainda que tenha cárie, continua sendo considerado um órgão. Podemos estudar um novo material para restauração, por exemplo." Imparato explica ainda que, nos casos em que o doador se identifica e preenche o termo de doação, o dente é direcionado para pesquisas científicas e, para tal, é armazenado de forma individual.
O conjunto de células ectodérmicas, que lembram um capuz, é denominado Órgão Dental, responsável pela formação do esmalte dentário, pelo estabelecimento da forma da coroa, pelo inicio da formação da dentina e pelo estabelecimento da junção dento gengival.
O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.
1.
A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.
A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas, aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.
Partes por milhão (ppm) indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas.
A fórmula para este cálculo é a seguinte:
sua concentração inicial de flúor seja de, no mínimo, 1.
Quais São os Melhores Cremes Dentais?
Os cremes dentais mais indicados para o controle de placas são os que contêm flúor em sua composição. O ideal é escolher por produtos com pelo menos 1.