Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X.
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Conforme o próprio nome indica, todos esses elementos estão no estado gasoso em condições ambientes e são chamados de “nobres” ou “raros” porque a principal característica química deles é sua grande estabilidade, pois não precisam se ligar a outros elementos químicos para ficarem estáveis.
Os Gases Nobres
É encontrado em lâmpadas fluorescentes, extintores, lasers medicinais e etc. Criptônio (Kr) é um gás pouco presente na atmosfera, mas quanto ao seu uso é certo sua presença em projetores, lâmpadas e lasers.
Neônio, argônio, criptônio e xenônio são obtidos a partir da separação do ar usando métodos de liquefação de gases e destilação fracionada. ... Os gases nobres têm diversas aplicações industriais importantes tais como na iluminação, soldagem e exploração espacial.
Quando se trata de separar gases, o processo usado é a liquefação fracionada. Com o abaixamento da temperatura e o aumento da pressão consegue-se liquefação de gás separadamente. ... Depois os gases são separados por destilação fracionada, já que o ponto de ebulição do Nitrogênio é -195ºC e o do Oxigênio é -183ºC.
gás carbônico
gás carbônico
Ácido fosfórico