Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
O BNDES é um instrumento do governo federal brasileiro para proporcionar financiamento a longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia do país. ... Além disso, ele atua estrategicamente, alinhado com o poder executivo, para estimular o crescimento do país em áreas que se julga necessário investir.
Como vimos, o BNDES surgiu na década de 1950 como uma instituição estatal destinada a promover o desenvolvimento na infraestrutura brasileira, de auxílio no capital de bens de consumo até grandes projetos ferroviários.
Governo Federal (controlador e regulador) As atividades do BNDES são supervisionadas diretamente pelo Ministério da Economia. O Governo Federal atua também como regulador das atividades do BNDES, por meio, principalmente, do Ministério da Fazenda.
A missão do BNDES é promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.
A Lei nº 1.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) foi criado em 20 de junho de 1952, pela Lei nº 1.
Brasília, Brasil
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do BNDES, disponível de 2ª a 6ª feira, das 8 às 20 horas, por meio do telefone
Como acessar?
Agência Especial de Financiamento Industrial
Os estados e o Distrito Federal podem constituir agências para fomentar projetos regionais. Agência de fomento é a instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento, na unidade da Federação onde estiver sediada.
De origem latina, a palavra fomento significa “o que aquece”. No sentido figurado da língua portuguesa, o fomento tem o significado de impulso e estímulo, podendo trazer o sentido de promover o progresso.
Órgãos e agências de fomento – “As agências de fomento têm como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede” (BRASIL, 2009). Promovem o financiamento de pesquisas cientificas e tecnológicas, que visam o desenvolvimento do país.
Uma dos significados mais usuais dados ao termo refere-se a qualquer ação do governo que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento de um país, de uma região, ou ainda, dos mais diversos setores: Agropecuária, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Saúde, Turismo etc.
Fomento Econômico – "A Empresa" Desta forma o Estado fomenta de diversas formas aquelas atividades empresariais que entender ser importante, agindo de diversas formas, seja técnico, tributário, creditício, burocrático, entre outros.