Não, estes dois produtos em conjunto no estômago não produzem nenhuma reação, portanto não representam nenhum perigo para a saúde. Não, isto é um mito urbano. É verdade que se colocarmos Mentos numa garrafa de Coca-Cola light, uma impressionante fonte de refrigerante vai entrar em erupção na garrafa.
A experiência é muito simples. Você só precisa jogar uma bala dentro da garrafa do refrigerante. O jato é instantâneo, e uma série de fatores contribui para o tamanho dele — que pode chegar a 7 metros de altura, segundo pesquisadores que estudaram a reação.
Muita gente fica curiosa para saber por que ao colocar bala Mentos dentro da garrafa de Coca-Cola Diet, o refrigerante é expulso sob a forma de um jato que pode atingir 2 m. O fenômeno ocorre devido à capacidade da bala formar novas bolhas de gás carbônico que faz parte da bebida.
Misture Mentos de menta e de fruta em um cartucho. Estudos mostram que as balas de sabor menta e fruta criam explosões diferentes. Tente misturá-las em um cartucho e colocá-las na garrafa de Coca-Cola Sem Açúcar para ver que tipo de explosão elas causam juntas.
O ideal é que a linha seja da cor da tampa da garrafa que você for usar. Em seguida, você abre a garrafa de Coca, coloca o mentos que está na linha no gargalo, fecha a tampa e depois corta a linha. Nem dá para perceber que tem uma bala pendurada na ponta. Aí é deixar a garrafa exposta para algum desavisado abrir.
Mentos é uma marca de balas de menta muito popular em todo o mundo, tendo sido produzida inicialmente nos Países Baixos, na década de 1950.
Modo de Preparo
Ponha o vulcão em uma área espaçosa ao ar livre e abra a garrafa de refrigerante. Tente não fazer a experiência dentro de casa, ou você vai deixar uma bagunça. Além disso, opte por um local aberto e sem teto, pois o jato da lava falsa pode ir bem alto. Tire a tampa da garrafa.
O refrigerante é uma bebida que mistura corantes, conservantes, açúcar, aroma sintético de fruta e gás carbônico.
Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.
Depois de 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação, eliminado com ela vários nutrientes necessários à sua saúde.
O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína. Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico.
São bebidas industrializadas adoçadas que possuem quantidades elevadas de açúcar e baixo teor de nutrientes importantes para a manutenção da saúde. O consumo excessivo de refrigerante aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
Como parar de beber refrigerante
Substitua refrigerantes por alternativas deliciosas. Beba muita água ou chá de ervas ao invés de refrigerante. Compre uma garrafa de água e mantenha com você em casa, no trabalho, em seu carro. Você ainda pode beber bebidas com sabor refrescante, mas que não sejam lotados de produtos químicos de baixa qualidade.
Para deixar um hábito, é preciso parar de cultivá-lo. A proposta, então, é mudar a rotina. "Se você costuma chegar em casa e tomar uma cerveja ou uma taça de vinho, faça algo diferente, como sair para uma caminhada, ver as notícias na TV ou ligar o computador.
O que fazer para parar de beber e de fumar?
Uma boa alternativa pra quem não quer parar totalmente de beber é substituir as bebidas mais calóricas, como a cerveja, por outras que engordam menos. A vodka, o gim e o vinho branco têm menos calorias e podem ser misturados com suco natural sem açúcar.
Como diminuir o consumo de álcool sem acabar com a vida social
O processo de desintoxicação não tem, ainda, um tempo determinado. Conforme o estágio do vício e as reações do organismo ao tratamento pode ser necessário alguns meses ou até anos. Em muitos casos, a internação deve ser recomendada, o que permite ministrar, de forma segura, os medicamentos necessários.
Depois de parar de beber, a resposta do seu sistema imunológico será reforçada ao longo do tempo. O álcool é um diurético, o que significa que faz com que a água saia do corpo. Não tanto "causa" como "força". Em suma, é severamente desidratante.