Ao estacionar o carro em uma vaga e não pagar pelo estacionamento rotativo, o motorista está sujeito à multa de Zona Azul.
Para usar o parquímetro, é simples: 1 – Pressionar o botão azul TEMPO para iniciar a operação. 2- Digite a PLACA e pressionar o botão VERDE para confirmar. 3- Insira moedas e CONFIRME. Ou pressione o botão azul para selecionar cartão de crédito, débito ou NFC e CONFIRMA.
Após estacionar o veículo, o condutor deve procurar um dos parquímetros existentes na rua escolhida e decidir a forma de pagamento: cartão recarregável, moedas, ou pagamento via aplicativo para smartphones. Neste caso não será necessário procurar um parquímetro. O tempo máximo de permanência é de 3 horas.
Como é rotativo, o objetivo é que as pessoas parem por um período preestabelecido de tempo e permaneçam pequenos períodos nas vagas, de forma a liberá-la para que outras pessoas possam estacionar e tenha-se assim um fluxo contínuo.
O usuário pode adquirir o tíquete do estacionamento rotativo através dos 45 parquímetros situados na região central da cidade. São aceitas moedas e o cartão recarregável do estacionamento rotativo.
O pagamento pode ser realizado:
O estacionamento rotativo, também conhecido como zona azul, é um sistema que impõe algumas regras para o estacionamento de veículos na via pública, alinhados ao meio-fio da calçada. Geralmente, tais regras envolvem o pagamento de um pequeno valor para que o veículo possa ficar estacionado e um limite de tempo.
É permitido usar no máximo 2 Cartões/CAD (2 horas) para estacionar na mesma vaga. Após esse período o veículo fica sujeito a penalidades (multa grave – 5 pontos). Para caminhões, a regra é outra. 1 CAD equivale a 30 minutos.
É permitido usar no máximo dois CADs, correspondentes ao período de duas horas, para estacionar na mesma vaga. Após esse período o veículo, fica sujeito a multa por infração grave (R$ 195,23, mais cinco pontos no prontuário) e guincho. Para caminhões, um CAD equivale a 30 minutos.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido estacionar o veículo em desacordo com as placas de estacionamento regulamentado. Ou seja, estacionar irregularmente em uma vaga de Zona Azul é infração de trânsito.
A multa para quem estaciona de maneira irregular é de R$ 53,20 e o infrator recebe três pontos na carteira.
Batizado de Estapar Nova Zona Azul – SP, o app está disponível para download nas lojas de aplicativos dos smartphones iOS e Android, e possui a função Mapa de Ocupação, que identifica as vagas disponíveis e informa, em tempo real, sua localização aos motoristas.
Veja como é simples ativar o seu CAD, cartão azul digital, com o novo app escapar nova Zona Azul São Paulo. Um, confirme o setor onde você irá estacionar, dois, cadastre o novo veículo, três, selecione o tempo desejado, quatro, cadastre um cartão de crédito, confirme e pronto, seu CADE foi ativado.
É possível colocar seus créditos da Zona Azul Digital de uma forma bem prática através do celular. Dessa maneira, o modo que mais recomendamos é pelo RecargaPay, já que com este aplicativo você consegue realizar outros serviços e pode receber dinheiro de volta.
Nesse caso, basta acessar o site do Detran para consultar se existe alguma infração pendente. A consulta online pode ser mais rápida e pode agilizar alguns processos, como indicar motorista infrator ou entrar com recurso. Portanto, apesar do prazo máximo ser 30 dias, no site é possível ter essa informação antes.
Dentro da Zona Azul, a ausência do cartão ou o cartão com o limite de tempo ultrapassado provoca a lavratura do Aviso de Irregularidade que é indício de que o motorista está em situação irregular. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, somente os agentes militares têm autonomia para multar.
Multas de trânsito poderão ser canceladas por ilegalidades nas notificações durante a pandemia. ... Embora muitos serviços foram paralisados, as fiscalizações no trânsito continuaram e em decorrência disso, várias autuações no trânsito foram realizadas no Brasil.
30 dias