O verdadeiro problema em comer e ir tomar banho é se o banho for em água fria, como acontece na maioria das vezes no verão porque, as veias estão dilatadas (mais largas) e no momento que a temperatura abaixa rapidamente, ela fica estreita dificultando a passagem do sangue. Além disso, pode causar um choque térmico.
No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.
Porém, a atividade física (nadar), sobretudo em alta intensidade, pode ser perigosa. Ao terminar de comer, o organismo dá prioridade à digestão e há um maior fluxo sanguíneo no estômago. Da mesma forma, quando praticamos exercícios, os músculos necessitam de mais sangue.
Aqui estão 5 coisas que você nunca deve fazer depois de comer:
O primeiro foi orientado a tomar banhos frios após cada treino: a água deveria estar a 10º C e eles tinham que se manter no chuveiro (ou na banheira) por 15 minutos. Já o segundo recebeu instruções para permanecer sentado durante 15 minutos depois do exercício.
Além dos aspectos higiênicos e sociais, tomar banho depois do exercício cumpre uma função específica que beneficia o organismo. "Principalmente, estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, que é um processo metabólico realizado a queimar gordura.
Água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas, banhos de imersão e no ofurô são indicados para os corredores, mas não podem passar de 15 minutos.
Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
Dicas de como tomar sol
Exponha-se ao sol somente nos horários adequados Não dá para ficar exposto em qualquer horário. O sol está mais forte entre as 10 e as 16 horas, por isso, tome cuidado ao tomar sol por muito tempo nesse período, principalmente nos meses de verão.
Como um bronze perfeito exige exposição solar, convém usar um bom protetor - no mínimo fator de proteção 30 -, aplicando-o meia hora antes da exposição. Não se esqueça de renovar a aplicação a cada duas horas ou depois de cada banho de mar ou piscina.
Para se bronzear rápido, é necessário passar uma loção ou óleo com FPS baixo, porque é melhor se proteger um pouco dos fortes raios UV. Escolha entre loções, sprays, óleos e protetores leves que contenham um pouco de proteção. O ideal é escolher um FPS entre 4 e 15, dependendo do bronzeamento atual da sua pele.
Como passar o autobronzeador
De acordo com as especialistas, uma colher de chá de protetor solar é o suficiente para passar no pescoço e no rosto. O produto deve ser bem espalhado e reaplicado a cada três horas. Para aumentar a proteção, recomenda-se passar por cima um protetor com cor ou maquiagem com proteção solar.
8 dicas essenciais para uniformizar o tom da pele do rosto
Confira as dicas!
A pele se renova constantemente: todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias. 1. Nas camadas mais profundas da epiderme (a parte mais “externa” da pele), existem células especializadas chamadas melanócitos. São elas que produzem um pigmento conhecido como melanina, que dá nossa cor natural.