O absenteísmo é uma ausência ou conduta faltosa prolongada e repetida de certos trabalhadores. Sob o ponto de vista do RH e da segurança e saúde no trabalho, ele pode ser causado por: doenças e enfermidades, motivos familiares e pessoais, dificuldades financeiras e de transporte até o local de trabalho, etc.
Quais são os tipos de absenteísmo nas empresas?
Absenteísmo é uma palavra que significa estar fora, ausente, ou seja, a ausência de um funcionário no ambiente de trabalho. ... O número de horas perdidas, faltas e saídas injustificadas ou mesmo justificadas e os atrasos são as principais causas do absenteísmo no trabalho.
Problemas de saúde Questões médicas estão entre os motivos mais frequentes que explicam por que os funcionários faltam. É muito comum um colaborador se ausentar porque está gripado, com dores ou porque tirou o dia para exames de rotina. Há, também, casos de afastamentos longos para tratamentos mais sérios.
De modo geral, os principais motivos de ausência dos colaboradores são as enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho. Além disso, fatores como mau tempo, problemas pessoais e precariedade do transporte público também afetam as taxas de absenteísmo nas empresas.
Continue lendo!
Para calcular o absenteísmo em um mês de trabalho, suponhamos uma empresa com 20 colaboradores, com jornada de seis horas cada um. Cada funcionário trabalhará seis horas por dia e vinte dias no mês. Então: 20 (colaboradores) x 6 (horas de trabalho por dia) x 20 (dias no mês) = 2.
Confira o que a empresa deve fazer para resolver o problema de faltas e atrasos do colaborador:
Clientes insatisfeitos, comprometimento da produtividade, aumento de horas extras para os outros componentes da equipe, custos de contratação temporária para suprir a ausência do funcionário afastado e perda de prazos, são algumas das consequências causadas pelo absenteísmo nas empresas.
O impacto do absenteísmo no call center pode ser fatal para a qualidade do serviço, considerando que o dimensionamento da escala precisa contar com a completa aderência de sua equipe para não haver sobrecarga de trabalho e diminuição da performance de forma geral.
4%
Logo, o índice ou taxa de absenteísmo é o indicador que avalia se esse número é alto ou baixo e serve também para identificar possíveis problemas que acontecem dentro da empresa, que possivelmente, não seriam diagnosticados caso não houvesse uma forma de medir por meio das faltas.
Nesse caso, o índice de absenteísmo é de 2,55%, considerado aceitável na maioria das empresas. No entanto, seu parâmetro de comparação deve ser o histórico da empresa, e qualquer aumento no resultado de um mês para o outro deve ser investigado — daí a importância de medir constantemente o índice.
Como calcular absenteísmo?
Como fazer o controle de absenteísmo?
A fórmula mais utilizada para o cálculo do absenteísmo é: (quantidade média de colaboradores x total de dias úteis perdidos) ÷ (quantidade média de colaboradores x total de dias úteis) = absenteísmo.
No menu superior, acesse a aba “Página inicial”, expanda o item “Geral” e selecione a opção “Porcentagem”. Assim, você não precisará multiplicar o resultado por 100, nem ter que inserir manualmente o símbolo de porcentagem (%).