A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.
PRESSÃO ESTÁTICA: Pressão exercida por um fluído em repouso (ou em movimento, desde que este seja ortogonal à superøcie) Em geral é associada ao peso do fluído sobre a superøcie.
Pressão Dinâmica: Ao contrário da pressão estática, a pressão dinâmica é obtida quando a água está em movimento, ou seja, quando ela não está em repouso. Esta pressão pode ser medida através de um manômetro. A pressão dinâmica depende de alguns fatores da tubulação, tais como: Traçado da tubulação e diâmetros adotados.
Para a rede de distribuição tem-se o seguinte: “Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) não deve ser inferior a 5 kPa.” ... Finalmente, a norma também estabeleceu um limite para a sobrepressão gerada em transientes hidráulicos como no máximo 200 kPa.
Para iniciarmos, perda de carga, em Hidráulica, refere-se à perda de energia que um fluido, em uma tubulação sob pressão, sofre em razão de vários fatores como o atrito deste com uma camada estacionária aderida à parede interna do tubo ou em razão da turbulência devido às mudanças de direção do traçado.
A perda de carga num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha.
Esta fórmula é de uso geral, tanto serve para escoamento em regime turbulento quanto para o laminar, e é também utilizada para toda a gama de diâmetros.
Condutos forçados são tubulações em que a pressão interna é diferente da atmosférica. Pré-dimensionamento das canalizações: Velocidade de escoamento: faixa recomendada.
6.