EQST

O Que A Laniakea?

O que é a Laniakea?

O que não se sabia é que Virgem, com 201 milhões de anos-luz de diâmetro, era só a ponta de algo maior: um superaglomerado chamado Laniakea, que significa “céu imensurável” em havaiano.

Quantos superaglomerados existem?

Acredita-se que o número total de superaglomerados no universo observável esteja estimado em torno de 10 milhões. Em Fevereiro de 2016, foi descoberto o BOSS Great Wall, um grupo de superaglomerados de galáxias que pode ser reconhecido como a maior estrutura já encontrada no Universo até o momento.

Como se chama o aglomerado de galáxias?

Em astronomia, um aglomerado de galáxias é uma estrutura que consiste de um número entre centenas e milhares de galáxias mantidas agrupadas pela gravidade. ... Pequenos agregados de galáxias são chamados de grupos de galáxias, em vez de aglomerados de galáxias.

Qual o tamanho do superaglomerado onde se localiza a Terra?

Localização da Terra no universoMais 20 linhas

Qual é o tamanho do Superaglomerado local?

110.000.000 anos-luz Superaglomerado local/Diâmetro

O que difere basicamente um grupo de um aglomerado de galáxias?

Os aglomerados mais ricos apresentam geralmente uma estrutura mais regular e simetricamente esférica. Os aglomerados com menor número de galáxias são mais irregulares, muitas vezes apresentando uma distribuição de galáxias achatada.

Qual é o tipo morfológico mais comum em aglomerados de galáxias?

As maiores elípticas têm diâmetros de milhões de anos-luz, ao passo que as menores têm somente poucos milhares de anos-luz em diâmetro. As elípticas gigantes, que têm massas de até 10 trilhões de massas solares, são raras, mas as elípticas anãs são o tipo mais comum de galáxias.

Onde está localizada a Terra na Via Láctea?

Mais 14 linhas

Qual o nosso endereço cósmico?

A Via Láctea é uma galáxia relativamente grande, de forma espiral, com mais de 100 bilhões de estrelas. O sistema solar é localizado a aproximadamente 2/3 da distância entre o centro e a borda da galáxia. Representação artística da Via Láctea mostrando a localização do Sol.

O que é uma galáxia vivemos em uma?

A Via Láctea, onde vivemos, é uma galáxia espiral, pertencente ao chamado Grupo Local, do qual fazem parte 2 galáxias principais, a Via Láctea e Andrómeda, e várias galáxias anãs e/ou irregulares.

Onde fica o superaglomerado de Virgem?

O superaglomerado de Virgem, chamado também de superaglomerado local, é um superaglomerado de galáxias. Nele está contido o Grupo Local de Galáxias com nossa galáxia, a Via Láctea. Possui a forma de um disco plano, com um diâmetro de 200 milhões de anos-luz.

Qual é o tamanho do Sistema Solar?

O tamanho (diâmetro) está estimado em cerca de 30 mil parsec. Isto dá um raio de cerca de 15 mil parsec. Ora, o Sistema Solar está a uns 8 mil parsec do centro, portanto mais ou menos a "meio caminho" das partes mais exteriores. A Nossa Galáxia tem uma forma achatada e braços em espiral.

O que são aglomerações de estrelas?

Aglomerados estelares ou nuvens estelares são grupos de estrelas, dos quais se definem dois tipos: aglomerados globulares são grupos concentrados de centenas ou milhares de estrelas muito velhas que são gravitacionalmente ligadas, enquanto aglomerados abertos são grupos mais dispersos de estrelas, geralmente contendo ...

Qual é a temperatura típica do gás tênue distribuído entre as galáxias de um aglomerado?

Por outro lado, este gás tem uma temperatura muito elevada, da ordem de 10 milhões de graus centígrados, podendo mesmo atingir 100 milhões de graus nos aglomerados mais ricos. Devido a esta alta temperatura o gás está completamente ionizado, isto é, os elétrons não estão ligados aos átomos.

Quais são os tipos de galáxias propostas por Hubble?

As galáxias diferem bastante entre si, mas a grande maioria têm formas mais ou menos regulares quando observadas em projeção contra o céu; Hubble identificou três tipos básicos: elípticas, espirais e irregulares. As espirais se subdividem em dois tipos: espirais ordinárias e espirais baradas.