As consequências do trafico de escravos foram muitas, começando com a morte de milhares deles devido às condições de trabalhos, doenças e má alimentação, sendo que além da morte e violação de direitos humanos básicos, esse fato gerou uma profunda desigualdade social no país que persiste até os dias de hoje.
– Houve uma transferência do eixo econômico europeu do Mediterrâneo para o Atlântico – Indico, havendo assim um crescimento dos países ibéricos e um declínio das cidades mercantis italianas. ... – Uma das conseqüências também foi que a burguesia mercantil nos países atlânticos, conseguiu se desenvolver.
Surgimento de espécies exóticas e invasoras em vários lugares, devastação dos nativos, empobrecimento de cidades do Oriente Médio (que vendiam produtos para os europeus), disseminação de doenças, ressurgimento do escravismo, entre outros.
O Estado Moderno surge na Europa a partir do fim da Idade Média, que tem como marco a Queda de Constantinopla, em 1453. Ele é caracterizado pela presença de um governante absolutista, monarca, que é detentor de todo o poder.