A faringe é uma estrutura que faz parte tanto do sistema digestório quanto do sistema respiratório, sendo um local por onde o alimento e o ar passam. Esse órgão permite, por exemplo, que sejamos capazes de respirar mesmo quando nossas cavidades nasais estão obstruídas.
É nesta camada que o esôfago apresenta glândulas que secretam muco.
A faringe é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa (empre úmida com o muco produzido). Nessa membrana mucosa consta acumulações de células do sistema imunológico, chamados de folículos linfóides.
A traqueia faz parte do sistema respiratório. É um tubo cilíndrico de posição vertical, membranoso e cartilaginoso. Possui de 15 a 20 centímetros de comprimento e de 1,5 a 2,5 centímetros de diâmetro.
Exerce função respiratória e fonatória, e também impede a entrada de partículas estranhas nas estruturas respiratórias. Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.
Qualquer uma das cartilagens e de dois músculos da laringe, ligados ao aparelho vocal, em que estão presas as pregas vocais, cujas funções possibilitam o movimento de abertura e fechamento da glote.
A cartilagem epiglótica, que também é conhecida como epiglote ou simplesmente glote, é uma cartilagem elástica que possui formato semelhante a uma folha. Quando o conteúdo oral é deglutido ela funciona ao se fechar sobre a entrada da laringe.
Na bifurcação traqueal existe um marco anatômico conhecido como carina, que é uma crista apontando superiormente em sua superfície interna. Vista anterior e posterior das estruturas da traqueia e dos brônquios (18 estruturas).
A cartilagem tritícea é encontrada centralmente dentro da extremidade posterior livre do ligamento tireohioideo; são es- truturas ovoides, medindo aproximadamente 2 a 4 mm de com- primento e 7 a 9 mm de largura, é normalmente encontrada den- tro do espaço faríngeo em sua porção superior.
As cartilagens da laringe são a tireóide, a cricóide e a epiglote (ímpares) e a aritenóide, a corniculada e a cuneiforme (pares). As cartilagens tireóide, cricóide e aritenóide são cartilagens hialinas e podem sofrer calcificação, que se inicia depois dos 20 anos. As restantes são cartilagens elásticas.
Inicia-se na borda inferior da cartilagem cricóide (é um anel completo de cartilagem que fica ao redor da traqueia) até aproximadamente a 5ª vértebra torácica . A função da traqueia no sistema respiratório é a condução do ar até os brônquios.
Os brônquios são órgãos que se originam da traqueia, penetram os pulmões e ramificam-se. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os brônquios garantem que o ar seja transportado até os pulmões e que seja aquecido e limpo.