O apóstolo Paulo, junto com outros cristãos, fizeram também um voto temporário de nazireato (Atos 18:18 até ; Atos 21:23-26). Este tipo de consagração é considerado pelos teólogos católicos como modelo precursor do monasticismo cristão.
Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, o país passa por transformações sociais, políticas e econômicas. No campo eleitoral, destaca-se a criação do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, além da instituição do voto feminino e do voto secreto. Assim, o processo eleitoral tornava-se mais amplo, transparente e idôneo. Contudo, apesar dos avanços nos primeiros anos de governo, a Era Vargas ficou marcada pelo período do Estado Novo, no qual as eleições foram suspensas.
Números 6:5 – “Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça.
Sobre o voto: apesar de ser gramaticalmente possível que tenha sido Áquila quem fez o voto, o contexto não o permite. A Bíblia nos fala sobre vários votos. Jacó fez um voto (barganha), Absalão, Jefté, Ana e outros fizeram. Moisés escreveu várias leis relativas a votos. O voto de nazireu (Nm 6), por exemplo, possivelmente o mais conhecido deles, levava o israelita a se abster de vários líquidos e alguns alimentos. Impedia-o de estar na presença de cadáveres e o obrigava a deixar o cabelo crescer, para depois ser raspado e queimado no devido local, na entrada da Tenda do Encontro (Nm 6.18). Alguns comentaristas como John Gill, Matthew Henry, João Calvino e até mesmo o escritor de um comentário católico2 creem que Paulo fez o voto de Nazireu, mas como alguém ciente que era livre da Lei. Por outro lado, em outros comentários encontramos outro ponto de vista: Vincent’s Word Studies, New People’s Testament, Robertson Word Pictures, Jamieson, Fausset and Brown Commentary,3 que dizem ser improvável (ou pouco provável) que fosse o voto de nazireu em função do requerimento da Lei dele ter de ser feito em Jerusalém. Ademais, alegam que este voto, de rapar a cabeça, era comum entre os judeus e gentios como sinal de agradecimento por livramentos. 4
2 John Gill’s Exposition of the Entire Bible, Matthew Henry’s Commentay on the Whole Bible, Calvin’s Complete Commentary, A Catholic Commentary on Holy Scripture. Todos livros no software livre E-Sword, versão 9.5.1, 2009.
Atos dos Apóstolos 15:23 – Com eles enviaram a seguinte carta: Os irmãos apóstolos e presbíteros, aos cristãos gentios que estão em Antioquia, na Síria e na Cilícia: Saudações.
No segundo parágrafo da seção dedicada ao voto na república consta “De 1889 a 1930, vivemos o período chamado de República Velha, que se dividiu entre a República da Espada – com os governos de Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais” (…), mas o texto incorre em erro, uma vez que o segundo presidente da república, da espada, foi Floriano Peixoto, e não Prudente de Morais.
Atos dos Apóstolos 21:3 – Depois de avistarmos Chipre e seguirmos rumo sul, navegamos para a Síria. Desembarcamos em Tiro, onde o nosso navio deveria deixar sua carga.
O seu estatuto de nazireu deduz-se devido ao seu estilo de vida ascético; em Lucas 1:15 o anjo informa a Zacarias, pai de João, que a sua mulher dará à luz um filho que “não beberá vinho nem bebida alcoólica”.
Um voto dito “à semelhança de Sansão” era um voto para toda a vida. Os registros judaicos dizem que essas pessoas eram, frequentemente, as que não bebiam vinho ou qualquer bebida feita de uvas, ou que não cortavam o cabelo, ou que não tocavam nos mortos.
Cencreia no contexto bíblico De acordo com Atos 18:18 o apóstolo Paulo saiu de Corinto juntamente com Priscila e Áquila e pararam em Cencreia durante a segunda viagem missionária, onde o apóstolo cortou o cabelo para cumprir um voto de nazireu, de onde prosseguiram viagem para Éfeso.
Raspar a cabeça é uma grande vergonha não somente para as mulheres, mas também para os homens (2Sam 10,4). Somente em casos de luto, o símbolo- cabelo enfraquece. Os homens ocultam a barba, e as carpideiras arrancam os cabelos.
Como era possível Apolo falar com exatidão sobre Jesus e ao mesmo tempo somente conhecer o batismo de João? Conhecer somente o batismo de João sugere que Apolo reconhecia que o Messias (Cristo em grego) estava vindo à terra. Sugere também que ele sabia que o Reino de Deus seria brevemente instaurado. Apolo reconhecia que era necessário se arrepender dos pecados, pois esta era a mensagem de João Batista. Mas será que ele sabia que o Messias havia morrido pelos pecados da humanidade? (1Jo 2.2) Será que ele sabia que Jesus havia ressuscitado? (Rm 4.25) Possivelmente não. Veja o que Paulo diz sobre a importância disso:
Já na fase imperial, era possível eleger deputados e senadores das câmaras do Império. Semelhante ao período colonial, as fraudes eleitorais eram frequentes, com o uso de mecanismos como o voto por procuração, no qual o eleitor transferia seu direito de voto para outra pessoa, ou o uso de título de eleitor falso. O voto nessa época era censitário, isto é, apenas uma parcela da população tinha direito ao sufrágio. No caso, de acordo com a Constituição de 1824, era necessário ter um mínimo de renda para poder votar.
Contudo, é necessário entender que, para além de um bom processo eleitoral, é preciso haver bons eleitores. O longo caminho percorrido para garantir o sufrágio universal, secreto e para cargos do executivo e do legislativo só será válido se cada eleitor tiver a consciência da seriedade e importância do seu voto, e de conhecer melhor os candidatos e as instituições políticas do país. Politizar-se é preciso!
5 STOTT, John. A Mensagem de Atos, Até os Confins da Terra. ABU, p.338.
Leia também: a história completa do título de eleitor
Os chefes do Executivo federal eram eleitos indiretamente, sendo alguns deles eleitos por um colégio eleitoral. Já as eleições para o Legislativo federal continuaram a ser diretas. O sistema partidário vigente era o bipartidarismo, instituído pelo Ato Institucional II, que considerou apenas ARENA e MDB como partidos legítimos.
Cesaréia era o porto principal da Palestina. Paulo de lá subiu para Jerusalém com o intuito de saudá-la (aspazomai), palavra que implica que Paulo expressou seu afeto e consideração.
HACKETT, Horatio B. A Commentary on the Originals Text of the Acts of the Apostles.
24 Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto6 e tinha grande conhecimento das Escrituras.
Com a Proclamação da República, a família real foi destituída e o chefe do Executivo federal passou a ser escolhido entre a população. Adotando o presidencialismo, Prudente de Morais foi o primeiro eleito para o executivo federal. Mas, se por um lado, a possibilidade de escolher o presidente pode ser vista como uma conquista, por outro, esse poder se concentrava na mão de poucos. O voto ainda não era direito de todos. Menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, mendigos, soldados rasos, indígenas e integrantes do clero estavam impedidos de votar.
"A Cura dos Paralíticos", a mais antiga representação conhecida de Jesus, na cidade Síria de Dura Europo, c. 235. Representação de Jesus enquanto Bom Pastor nas catacumbas de Roma; fresco do século III. A Cura do Paralítico - uma das mais antigas representações possíveis de Jesus.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.
A única entrada é por uma porta de ferro, trancada com um cadeado, que só pode ser aberto pelo frei Bruno, o italiano-brasileiro que é o guardião da basílica. É uma caverna que foi descoberta por arqueólogos em 1955, quando eles faziam a escavação para construir a Basílica da Anunciação.
JERUSALÉM — Situado no nordeste de Israel, entre as Colinas de Golã e a região da Galileia, está um lago tão grande que é chamado de mar. Local de inúmeras passagens bíblicas, incluindo o milagre de Jesus Cristo de caminhar sobre a água, o Mar da Galileia vem encolhendo por causa da seca nos últimos anos.
Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.
Estudo diz que 'Adão e Eva genéticos' viveram em épocas próximas | Ciência e Saúde | G1. Cientistas rastrearam antepassados comuns aos homens e às mulheres. Conclusão é de que eles viveram entre 99 mil e 156 mil anos atrás.
Perto do fim da peregrinação de Israel no deserto, Moisés e Aarão nomeiam Josué como sucessor. Na própria presença do filho de Arão, Eleazar, o novo sumo sacerdote, e diante da assembleia de Israel, Moisés impôs as mãos sobre Josué designando seu sucessor.