Como instalar tomada dupla e tripla Agora, meça a distância entre as tomadas e corte um cabo com a medida obtida. Conecte uma ponta deste cabo no segundo encaixe de conexão e a outra ponta na segunda tomada. Ligação de uma Tomada Dupla! Faça este processo novamente se houver uma terceira tomada.
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
De acordo com o novo padrão de tomadas, o furo da esquerda da tomada é onde vai o neutro, o furo do meio é para o cabo de terra e o furo da direita é onde vai o cabo de fase. Em caso de tomadas 220 V fase e fase, os furos da lateral são para fase e o terra vai no meio.
Retire o espelho da tomada e desparafuse a caixa. Meça, então, o ponto da tomada já existente até onde você quer uma nova. Deixe dois dedos de fita a mais: eles ficarão dentro da caixa já existente. Recorte dois centímetros do material que fica entre as fitas de cobre.
Com o auxílio da chave de fenda retire o espelho da tomada, essa capa protetora. Caso não haja parafusos aparentes o espelho deve estar preso por pressão, então é só encontrar a abertura e puxar. Solte os parafusos internos e puxe a tomada para fora da parede.
Para o 127 ou 110 como preferir, é necessário 3 elementos tambem, sendo uma Fase , um Neutro , e um Terra no caso de tomada. Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro.
Gire a chave de fenda em sentido anti-horário até que os parafusos se soltem da parede. Remova o interruptor. Puxe o interruptor para fora da parede junto com os fios, mas deixe-os conectados. Use um voltímetro ou uma chave teste para garantir que não existe nenhuma corrente elétrica.
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Critérios para o Dimensionamento da Seção Mínima do Condutor Neutro
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.