EQST

O Que A Declaraço De Caracas?

O que é a Declaração de Caracas?

Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ... Que o Atendimento Primário de Saúde é a estratégia adotada pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde e referendada pelos países membros para alcançar a meta de Saúde Para Todos, no ano 2000; 2.

Como citar a Declaração de Caracas?

DECLARAÇÃO DE CARACAS. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde, 1990. DELFINI, Patrícia Santos de Souza; SATO, Miki Takao; ANTONELLI, Patrícia de Paulo; GUIMARÃES, Paulo Otávio da Silva.

Qual a importância da Declaração de Caracas?

Em novembro de 1990, na Conferência Regional para a Reestruturação da Atenção Psiquiátrica na América Latina, realizada em Caracas, Venezuela, foi assinada a Declaração de Caracas, com o objetivo de promover o respeito aos direitos humanos e civis das pessoas com condições de saúde mental e reestruturar a atenção ...

Qual a importância da Declaração de Caracas no atendimento aos portadores de sofrimento mental?

A Declaração de Caracas forneceu a justificativa ideológica e suas recomendações estimularam a discussão de alternativas técnicas no cuidado ao doente mental. ...

Quando o Brasil assinou a Declaração de Caracas?

Em 1990, o Brasil assinou a Declaração de Caracas, um marco da Reforma Psiquiátrica do país, que apontava mudanças na assistência psiquiátrica, com a desativação gradual os manicômios.

Como é chamada a declaração que marcou as reformas na atenção à saúde mental nas Américas?

1990. Declaração de Caracas – documento que marca as reformas na atenção à Saúde Mental nas Américas. Produzida na Conferência Regional para a Reestruturação dos Sistemas Locais de Saúde (SILOS).

Quais foram as propostas da segunda Conferência de saúde mental em 1992?

Os grandes temas sobre os quais se centram as deliberações dos delegados e dos participantes da II Conferência Nacional de Saúde Mental são: rede de atenção em saúde mental; transformação e cumprimento de leis; direito à atenção e direito à cidadania.

O que é o processo de desinstitucionalização?

O processo de desinstitucionalização caracteriza-se por implicar novos contextos de vida para as pessoas com transtorno mental, bem como para seus familiares e “pretende mobilizar como atores os sujeitos sociais envol- vidos, modificar as relações de poder entre os usuários e as instituições e produzir diversas ações ...

O que diz a lei de Paulo Delgado?

Em 2001, a Lei nº 10.216, proposta pelo deputado federal Paulo Delgado, também conhecida como Lei Paulo Delgado, instituiu um novo modelo de tratamento aos portadores de transtornos mentais no Brasil, e redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária ...

Quem foi Franco Basaglia quais suas contribuições para reforma psiquiátrica?

Franco Basaglia era médico e psiquiatra, e foi o precursor do movimento de reforma psiquiátrica italiano conhecido como Psiquiatria Democrática. ... Basaglia criticava a postura tradicional da cultura médica, que transformava o indivíduo e seu corpo em meros objetos de intervenção clínica.

Qual foi o marco da reforma psiquiátrica no Brasil?

Foi a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. ... Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país.

Qual foi a proposta da segunda Conferência Nacional de saúde mental e cite duas transformações propostas pela conferência?

O tema central da II CNSM foi a reestruturação da atenção em saúde mental no Brasil, e as discussões se deram em torno de três subtemas: (a) a rede de atenção em saúde mental, (b) transformação e c umprimento de leis e (c) direito à atenção e direito à cidadania. (MS, II CNSM, 1994).

Quais foram os três temas básicos da Primeira Conferência Nacional de saúde mental?

Sua estruturação constou de três temas básicos, a saber: I – Economia, Sociedade e Estado: impactos sobre saúde e doença mental; II – Reforma sanitária e reorganização da assistência à saúde mental; III – Cidadania e doença mental: direitos, deveres e Iegislação do doente mental.

Como ocorreu e qual foi o objetivo do processo de desinstitucionalização no Brasil?

O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a tornar-se política pública no Brasil a partir dos anos 90, e ganha grande impulso em 2002 com uma série de normatizações do Ministério da Saúde, que instituem mecanismos claros, ...

O que é a Política Nacional de saúde mental?

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, mudança do modelo de tratamento: no lugar do isolamento, o convívio com a família e a comunidade.

Porque a Lei Paulo Delgado foi criado?

A lei 10.216 foi um projeto do então deputado federal pelo estado de Minas Gerais em 2001, Paulo Delgado, a respeito dos direitos das pessoas com transtornos mentais, que acabaria ficando conhecida popularmente como lei da reforma psiquiátrica ou lei antimanicomial.