Conquista da cidadania: somente com luta se estabelece a conquista. “Cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. ... Em 1932, pela primeira vez na história do Brasil, tiveram o direito ao voto.
Marshall, cidadania é uma situação social que inclui três tipos distintos de direitos, especialmente em relação ao ESTADO: 1) direitos civis, que incluem o direito de livre expressão, de ser informado sobre o que está acontecendo, de reunir-se, organizar-se, locomover-se sem restrição indevida e receber igual ...
A cidadania esteve e está em permanente construção. É um referencial de conquista da humanidade por meio daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletiva e não se conformando frente às dominações, seja do próprio Estado, seja de outras instituições.
Já a cidadania é a conquista de tais direitos e o cumprimento dos deveres. ... Confere-se o direito a um salário digno, à educação, à saúde, à habitação e ao lazer. Assegura-se o direito de livre expressão, de militar em partidos políticos, sindicatos, movimentos e organizações da sociedade civil.
« horas-extras pagas com acréscimo de 50%, no mínimo; « direito à greve e à liberdade sindical; « licenças maternidade (120 dias) e paternidade; « e remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
Resposta: De modo simples, como as sociedades não são universais, isto é, cada uma possui um conjunto de particularidades, não é possível que os direitos e deveres sociais (cidadania) sejam fixos.
Vimos ao longo da história que cidadania e direitos humanos se interligaram de tal maneira que hoje é incabível dissociá-los. A noção de cidadania sempre esteve voltada para um agir, para uma conduta positiva de participação. ... Os direitos humanos nada mais são que os direitos fundamentais da pessoa humana.