Deve-se pincelar o local de poda com uma pasta cúprica + carbaril, a 0,2%. As ferramentas de poda devem ser imediatamente desinfetadas com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2%, para evitar a transmissão do fungo a outras plantas.
Para diminuir a quantidade de inóculo e a severidade da doença, recomenda-se a rotação de cultura com plantas não hospedeiras, queima dos restos de cultura quando houver presença do patógeno, utilização de sementes sadias e a não utilização de máquinas e implementos procedentes de áreas infestadas.
a) Murcha ou fusariose - Fusarium oxysporum f. passifloraceae Os sintomas caracterizam-se por um amarelecimento das folhas e murchamento da planta, podendo ocorrer em apenas um lado da planta. Cortes transversais na raíz, colo e caule exibem manchas ferrugíneas.
Alguns cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a ocorrência da doença, tais como não instalar pomares em áreas com histórico da mesma; não plantar em solos pesados e compactados; utilizar mudas de viveiristas idôneos e sadias; evitar ferimentos no colo e no sistema radicular das plantas; manter distância ...
O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular.
Se houver uma desidratação inicial, a planta pode se recuperar, desde que o coleto (região de transição das raízes com o caule) não tenha sido danificado e desenvolvido doenças. Antes e depois do transplante, no entanto, o solo deve ser irrigado adequadamente.
R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.
primavera
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
A casca deve ceder um pouco com a pressão, mas ainda assim se manterá firme. Se estiver muito dura, está verde. Se estiver meio mole, é porque passou do ponto.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
- O maracujá doce deve sempre ser colhido na planta, pois não ocorre a abscisão natural. Tanto para o maracujá amarelo ou roxo, quanto para o maracujá doce, o ponto de colheita é evidenciado quando os frutos começam a mudar a cor da casca (para amarelo ou roxo).
Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.
O controle de percevejos pode ser feito com inseticidas, como indicado para as moscas-das-frutas. Em áreas pequenas, adote o ensacamento dos frutos ainda no início do desenvolvimento, prática eficiente no controle de insetos-pragas.