Por mais que nós tentamos lutar contra isso, o mundo está mudando todos os dias. Em alguns casos, piadas que eram engraçadas há 10 anos atrás agora são ofensivas, e como todos nós somos testemunhas, tendências vêm e vão, e algumas retornam.
Estamos tão acostumados a ver logotipos que, muitas vezes, acabamos nem prestando atenção. Porém, inconscientemente, associamos a fonte e as cores utilizadas à alguma marca. Veja a imagem abaixo e responda: Qual marca você vê?
Logotipo é uma palavra de origem grega composta por dois termos: logos – XYZ – e typos – símbolo ou figura. Sendo assim, a expressão pode ser traduzida como um conceito transmitido através de um símbolo – ou, em linguagem popular, uma criação que representa graficamente uma empresa. Já o termo “logo” de forma individual é apenas uma abreviação desse mesmo termo.
Mikaela Serur: Eu fiz uma pesquisa e um planejamento longo para definir todas as características e sensações que gostaria de transmitir com o logo da minha marca e loja. Como a marca tem meu nome, acaba envolvendo muito a minha própria pessoa, gostos pessoais e aquilo que as pessoas associam a mim. Logo de início eu já tinha definido que seria um logo com um toque de criatividade, autenticidade e arte.
MS: Definindo as cores e a tipografia, comecei a testar diferentes formatos e possibilidades do que faria mais sentido sendo aplicado aos meus produtos. Aqui nesse momento entra outra dica: planejar e desenvolver o logo de acordo com o que faz sentido para os produtos e serviços da marca. Se são produtos grandes ou pequenos, produtos físicos ou digitais, tudo isso vai influenciar na maneira como devemos criar o logo para a aplicação fazer sentido! Apesar de ter utilizado uma tipografia específica, eu redesenhei ela a mão para trazer traços imperfeitos que só nossas mãos são capazes de criar, trazendo o aspecto de algo espontâneo e solto.
Dessa forma, o logotipo é usado sempre que a empresa precisa ser identificada e facilmente notada pelo público. Ele também deve estar presente em qualquer material gráfico produzido pela empresa, como anúncios, banners, faixas, outdoors e folders.
MS: É importante o logo ter clareza e não ser algo difícil de entender. Acredito muito na simplicidade das coisas, então evito ideias mirabolantes ou complexas demais, porque isso pode acabar prejudicando justamente a legibilidade. É interessante também ter versões diferentes do mesmo logo, como uma versão reduzida, monocromática, vertical e horizontal. Temos que pensar na maioria das aplicações, como será o resultado digitalmente e impresso em um material gráfico. Detalhes muito pequenos também devem ser evitados, porque caso seja necessário utilizar o logo em materiais pequenos, pode ser que a visibilidade não fique muito boa.
Aposto que você reconheceu todas! Mas, caso tenha restado alguma dúvida, as imagens acima se tratam das marcas das empresas: Apple, Bradesco, Twitter, Nike, Hering, Android, Kibon e Pepsi.
Um outro ponto importante, é que o design dos logos não é definido ao acaso, muito pelo contrário. Tudo é muito bem pensado, planejado e desenvolvido para transmitir o máximo das características da empresa e para criar um vínculo de associação na mente do cliente – tal qual o das cores do Google que você identificou anteriormente.
MS: Como se tratava de uma marca muito pessoal, escolhi cores que já utilizava há muito tempo e que gosto. O lilás veio como cor protagonista, transmitindo criatividade e delicadeza. Escolhi algumas cores secundárias como o salmão e um bege para dar uma neutralidade também. Na hora de escolher cores, é claro que os gostos do cliente devem ser levados em consideração, mas também precisamos tomar cuidado com o que cada cor transmite individualmente e em conjunto também. Sim! Cada combinação de cores pode gerar sensações diferentes, por isso é importante estudarmos teoria das cores e as cores na nossa cultura. Cada cultura, em países ou até estados diferentes, podem interpretar cores de maneiras diferentes. O trabalho do designer aqui é de muita sensibilidade e percepção!
As expressões “logo“, “logotipo“ e “logomarca” são usadas com frequência, mesmo por pessoas que não entendem muito bem o que significam e quais as diferenças entre os termos. Por isso, é comum que haja confusão quando o assunto é tratado em empresas iniciantes que estão na fase de desenvolvimento da identidade visual. Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre o assunto, hoje você vai descobrir o que realmente significa cada um desses termos e como são aplicados na prática com o exemplo incrível da loja Mika Serur – empreendimento da Mikaela Serur, que também é embaixadora da Printi. Acompanhe!
Provavelmente, você foi capaz de associar as cores e formas geométricas à marca Google, mesmo sem a utilização das letras.
Seu logo é a imagem pública de sua marca. Ele precisa descrever com precisão a sua marca em uma só imagem, o que pode ser desafiador. Existem maneiras sutis de mostrar a persona de sua marca através da escolha de fontes, paleta de cores e até formas que você opte por adicionar ao seu logo. Se você não estiver familiarizado com esses elementos, reserva algum tempo para ler sobre o assunto em nosso blog.
Agora que você já está dentro do conceito de logo, é hora de conhecer o lado prático, afinal, como é o processo de desenvolvimento? Para te explicar, realizamos uma entrevista com a Mikaela Serur, proprietária da Mika Serur e embaixadora da Printi, que trouxe a história da criação de seu logo para te inspirar. “Nosso logo final passa a mensagem de uma marca criativa, espontânea, humana e que transborda arte. Adicionamos como símbolo um godê e algumas gotas de tinta”, afirma.
Por outro lado, “marca” é um conceito que existe. Trata-se do símbolo que representa a empresa, sem necessariamente estar acompanhado da tipografia. O intuito é o mesmo do logo: fazer a empresa ser facilmente identificada. Quando a marca é bem desenvolvida, você consegue identificar as empresas só de olhar para elas. Por exemplo:
Note também que, na prática, os logotipos são compostos pelo nome fantasia da empresa com formas, cores e símbolos que a identificam. Portanto, o logotipo é a união de uma tipografia estilizada com símbolos determinados.
MS: Desde o início eu já tinha em mente trabalhar com fontes que trouxessem um aspecto dramático, artístico, quase teatral e um pouco retrô também. Pesquisei e testei inúmeras fontes até encontrar a que fez mais sentido. Além de utilizar a fonte no logo, usamos em alguns materiais e títulos de apoio nas redes sociais da loja. Nesse caso, foi uma fonte paga, mas existem inúmeras opções gratuitas também que podem ser utilizadas. É importante checar se a fonte é gratuita somente para uso pessoal ou para uso comercial também.
Já o termo “logomarca” é utilizado de maneira errada no Brasil. O engano geralmente acontece quando alguém tem a intenção de se se referir ao logotipo. No nicho publicitário, essa palavra é rejeitada e são utilizadas as denominações corretas – logotipo ou logo.
Significado do termo: Assuntou. Significado do termo: Não esteve para logo. Umburrolindor está aguardando sua ajuda.
Sinônimo de como
Indica a razão de algo ter acontecido: 1 visto que, como, dado que, devido a, em atenção a, em consequência de, em virtude de, graças a, já que, pois, pois que, por causa de, por efeito de, por isso que, por motivo de, por obra de, porquanto, porque, posto que, uma vez que. Estes sinônimos foram úteis? Obrigado.
Pode ser substituída por quando ou logo que. Exemplo: O artista, como ouviu aplausos, entrou em cena rapidamente. Assume a mesma função do por que. Exemplo: Como foi visto entrando na loja, o ladrão desistiu do roubo.
1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.
substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.
expressão Para que uma determinada coisa aconteça ou se realize; para isso: para tanto, é preciso pedir ajuda aos céus! [Gramática] Pode ser usada no sentido em que o tanto funciona como determinante (não possuindo o sentido acima citado): para tanto dinheiro, seu aspecto externo está meio desgastado.
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.
Perceba que “por tanto”, em destaque no texto, é grafado de forma separada. Essa forma de escrever tem um porquê, deve-se à intenção dos autores de a música de trazer o significado de quantidade, a quantida de amor responsável por transformar o eu lírico em quem ele é hoje (no tempo da fala).
Cabe ressaltar que, embora “entretanto” e “no entanto” sejam sonoramente muito similares à palavra “tanto”, os sentidos diferem consideravelmente. Utiliza-se “tanto” em diversas locuções, como “tanto como”, “tanto quanto”, “tanto que”, entre outras.
Palavras que rimam com Tanto: