A dança que nasceu nas brenhas da caatinga nordestina surgiu como uma alternativa para aliviar o tédio e as agruras dos cangaceiros que fervilhavam pelas matas secas, espinhosas e poeirentas da região mais árida do país.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo. ... O Japão preservou o caráter religioso das danças.
Exemplos de danças em grupo:
Quanto a origem: dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado, etc.); dança histórica (ex.: sarabanda, bourré, gavota, etc.); dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
No início da década de 2000, o dance-pop ainda era proeminente e de estilo altamente eletrônico, influenciado por gêneros como trance, house, techno e electro. No entanto, como o R&B e hip hop se tornaram extremamente populares desde o início da década, o dance-pop muitas vezes emprestou influências da música urban.
A dança mais popular durante os anos 2000 foram aquelas cujas pessoas dançavam com "passinhos", todos dançavam iguais e todos conheciam a música e os passinhos de cada uma.