Resposta. Resposta: O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos dos animais, sendo um contituinte vital das células de todos os mamíferos. A função do ferro no corpo limita-se quase excluisvamente ao transporte de oxigênio no sangue por intermédio da hemoglobina existente nos glóbulos vermelhos.
hemoglobina
Homem tem se mais eritrócitos por causa do hormônio androgênio que estimula o rim a liberação de eritropoétina (hormônio que estimula a produção de eritrócitos) é um hormônio que atuará lá na medula óssea.
A cor vermelha das hemácias resulta de um pigmento vermelho denominado de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína formada por quatro subunidades que apresentam uma porção proteica ligada a um grupo heme, que contém ferro. É essa proteína a responsável por garantir o transporte de oxigênio pelo corpo.
A eritrocitose primária surge em decorrência da policitemia vera, uma neoplasia mieloproliferativa em que células anormais na medula óssea produzem glóbulos vermelhos em excesso, bem como números excessivos de glóbulos brancos e plaquetas. Ocasionalmente, somente a produção de glóbulos vermelhos é aumentada.
O ERITROGRAMA é a parte do hemograma que avalia os eritrócitos, também chamados de hemácias. Nesta análise são verificados seu tamanho, formato, intensidade de cor, e quantidade de hemoglobina que cada eritrócito possui. Também é mensurada a porcentagem de células sanguíneas (hematócrito).
Valor de referência para um adulto: 80 a 100 fL. A HCM (hemoglobina corpuscular média) representa o conteúdo (peso) de Hb do eritrócito, expresso em pictogramas (pg). HCM (picogramas) = Hb (g/dL) / número de eritrócitos (x 1012 L). Valor de referência para um adulto: 27 a 33 pg.
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos Alto: Desidratação, policitemia e choque; Baixo: Anemia, perda excessiva de sangue, doença renal, deficiência de ferro e de proteínas e sepse.
Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, fígado, frutos do mar, ovos, legumes, cereais fortificados, frutas secas, grãos integrais, vegetais verdes escuros, nozes, castanha e sementes. Alimentos ricos em vitamina B6 (piridoxina): germe de trigo, levedura, fígado, cereais integrais, legumes, batata, banana e aveia.
O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois ele é absorvido em maior quantidade pelo intestino. Além disso, alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo.
A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos. Hemorragia excessiva é a causa mais comum. As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas. Exames de sangue podem detectar baixos níveis de ferro.