A transformação química por ação mecânica é aquela que acontece quando há atrito entre as substâncias, tal como acender um fósforo. A reação química é desencadeada pelo atrito e ocorre a decomposição do clorato de potássio, presente na cabeça do fósforo, em cloreto de potássio e oxigênio.
Os processos mecânicos de conformação ou transformação são, normalmente, de ação rápida, enquanto os processos hidráulicos são mais lentos, mas podem aplicar golpes mais longos e intensos. Esses processos podem ter dois efeitos, simples ou duplo.
Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora. A energia térmica também constitui uma pequena parte da transformação de energia ocorrida, pois sempre há um aquecimento desses aparelhos.
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.
Ao ligar os aparelhos à tomada, elétrons percorrem o circuito de um polo em direção a outro. No caminho entre os polos, os elétrons passam pelo equipamento e fazem-no funcionar. De forma básica, essa é a forma como os equipamentos elétricos funcionam.
1° não funcionar por não ter uma tensão suficiente para iniciar sua função. 2° queimar por ter sido colocado em uma tensão superior a que ele suporta, no caso a corrente será muito altas será aquecido e queimará.