Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
Essas translocações ocorrem durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mas precisamente na subfase paquíteno, momento de maior aproximação (quiasma) entre cromossomos homólogos pareados, em que os braços de ambos se cruzam havendo intercâmbio de segmentos alélicos.
Essas regiões são conhecidas como quiasmas (qui corresponde à letra “x” em grego). Os quiasmas representam as regiões em que houve as trocas de pedaços. Essa fase da prófase I é o diplóteno (diplós = duplo).
Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.
permutação entre cromossomos não homólogos na meiose. A resposta correta é C! Permutação também é conhecida por crossing-over. Durante a divisão das células por meiose ocorre a troca de partes do cromossomos pareados, garantindo assim maior variabilidade genética.
Em qual subfase da Prófase I acontece a permutação genética entre cromossomos homólogos chamada de Crossing-over? Paquiteno.
A prófase I é uma fase longa e complexa e por este motivo é subdividida em cinco subfases consecutivas : leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. ... Diplóteno : pode ser observado o quiasma. Od quiasmas sao a evidência do crossing-over e podem ser visualizados ao microscópio óptico.
Resposta. Resposta: O emparelhamento dos cromossomos homólogos inicia na etapa do Zigoteno, e é visto um emparelhamento perfeito na etapa do Paquiteno, ambas sub-etapas da etapa da Meiose I.