O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho. ... Ele é considerado o primeiro ator e produtor teatral do Ocidente.
O teatro grego buscava provocar comoção da platéia e consolidar memórias e identidades, já que sempre estava associado a alguma divindade ou herói mítico que gerava a unificação dos interesses das platéias. ... A formação proporcionada pelo teatro grego era, portanto, de cunho histórico e memorialístico.
μηχάνεμα , lat. machina), os aparelhos e equipamentos desenvolvidos pelos gregos durante o Período Helenístico eram, em sua maioria, considerados simples brinquedos. Somente a engenharia militar se desenvolveu significativamente nessa época, pois sua utilidade prática era reconhecida e respeitada.
Dionísio (ou Dioniso) é o deus grego do vinho, das festas e um dos mais importantes deuses da mitologia grega. Além de ter os conhecimentos de preparação do vinho, ele possuía o poder de criar drogas poderosas. Dionísio é considerado também o deus grego da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.
Dionisíaco: embriagado, voraz, intenso, sanguíneo, quente, forte, sedutor, firme; Apolíneo: sóbrio, harmonioso, sereno, límpido, ingênuo, comedido.
Dionísio era o deus da uva, da vinificação e do vinho, da loucura ritual e do êxtase na mitologia grega.