Em uma transformação isotérmica, a temperatura do sistema mantém-se constante e, em consequência, a variação de sua energia interna é nula, ou seja, ΔU = 0. ... Em uma transformação isovolumétrica, o volume do gás mantém-se constante e, em consequência, não há realização de trabalho, portanto, ΔU = Q.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
Resposta
A termodinâmica estuda o intercâmbio de energia entre sistemas macroscópicos, formados por um grande número de partículas, como os gases, fluidos e sólidos, recorrendo à análise de importantes grandezas físicas, como pressão, volume e temperatura.
Estuda os efeitos da mudança de pressão sobre os sistemas físicos em escala macroscópica. Estuda os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão sobre os sistemas físicos em escala microscópica.
Chamamos de energia interna a fração da energia total de um sistema físico que é determinada apenas pelo seu estado e que corresponde a soma das energias cinética e potencial das partículas (átomos, moléculas) que compõe esse sistema.
A energia interna de um sistema pode ser aumentada pela introdução de matéria, pelo calor ou pelo trabalho termodinâmico neste. ... Se as paredes não permitem a troca nem de matéria nem de energia, diz-se que o sistema está isolado e sua energia interna não pode mudar.
A energia dos líquidos não e apenas cinética, como nos gases. Já que nela existe interação não desprezível entre suas moléculas, que chamamos de energia potencial.