USO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS A citação no texto é feita pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título da matéria. Quando o nome do autor, da instituição ou o título da obra estiver incluído na sentença, a chamada é feita usando letras maiúsculas e minúsculas.
Citações representam elementos essenciais ao texto científico, uma vez que dão sustentabilidade ao posicionamento defendido pelo autor, com base nas ideias de autores já conhecidos.
As citações em um texto expositivo/argumentativo servem para legitimar a fala do autor. Isso ocorre devido à força que a citação tem: se a frase citada pertencer a alguém com gabarito na área específica da argumentação, esta argumentação ganha legitimidade.
Para que serve as citações em um texto expositivo/argumentativo? (A) para legitimar a fala do autor. (B) Para contra-argumentar a tese. (C) Para comprovação de ideias. qual argumento defende a tese: para o senso comum influenciador e que tem maior número de seguidores.
O texto expositivo argumentativo possui como segunda característica predominante o traço argumentativo, desse modo, além de apresentar informações sobre determinado assunto, o autor também procura defender um posicionamento, ou seja, apresentar uma opinião embasada em argumentos sólidos.
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
Como você pode perceber, enquanto no texto expositivo você irá apresentar um conceito (sem necessariamente defendê-lo), no texto argumentativo você deverá defender a sua ideia com base em argumentos. Essa é a principal diferença entre texto expositivo e argumentativo.