Os compostos pertencentes ao mesmo grupo possuem propriedades semelhantes. Prefixo: como tem dois carbonos, o prefixo é et; Intermediário: só possui ligações simples: an; Sufixo: como só possui C e H, é do grupo dos hidrocarbonetos: o.
De acordo com o sistema da IUPAC qual é o nome da estrutura abaixo: CH3. H3C--CH2--CH2--CH2--CH2--CH--C--CH2--CH3.
1-metil-ciclopentano.
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
Para nomear as cadeias ramificadas é simples, basta seguir as seguintes regras: 1ª regra: Escolha a cadeia principal, que é a sequência que apresenta o maior número possível de carbonos. O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado grupo substituinte (radical).
A nomenclatura dos compostos de funções mistas é feita sempre considerando apenas uma das funções como a principal, cujo prefixo será o único a fazer parte do nome da substância.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas e haletos. Na molécula de glicose estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído.
Nomenclatura IUPAC de compostos orgânicos
Os nomes das duas estruturas são but-1-eno e but-2-eno. O alceno apresenta seis átomos de carbono (prefixo hex) e deve ter a cadeia numerada para a indicação da posição da ligação dupla no nome. O nome desse alceno é hex-3-eno.
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”....Os prefixos são os seguintes:
Os alcenos recebem a mesma nomenclatura dos demais hidrocarbonetos. O prefixo indica a quantidade de carbonos na cadeia principal. ... Assim, os alcenos são nomeados como sufixo –eno, que indica a dupla ligação. Além disso, a posição da dupla ligação deve ser indicada.
Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH 2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4). ... Ao contrário dos alcanos, os alcenos são muito raros na natureza.
Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é CnH2n-2.
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação dupla entre dois carbonos de sua cadeia. ... Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição.
I) Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio. II) São chamados de alcenos somente os hidrocarbonetos insaturados de cadeia linear. III) Cicloalcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados de fórmula geral CnH2n.
Alcanos, representantes das parafinas, são aqueles que, como o butano, apresentam uma cadeia aberta e somente ligações simples. ... Consequentemente, cicloalcanos são os que também apresentam apenas ligações simples, porém formando um ciclo.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de carbono e hidrogênio) de cadeia fechada que apresentam somente ligações simples entre os carbonos.