O principal método de comunicação entre os artistas e os fiéis eram as artes visuais, pois elas passavam ideias religiosas. A Igreja Católica na Idade Média eram uma das raras instituições que tinha capacidade financeira para manter as obras artísticas de pé.
As esculturas e pinturas eram utilizadas para ensinar o cristianismo aos fiéis, pois a maioria da população da época era analfabeta. Pinturas e esculturas frequentemente decoravam o interior das igrejas e retratavam narrações da Bíblia, a vida dos santos, a ascensão de Jesus e o Juízo Final.
A arte renascentista valorizou os aspectos culturais, do homem e da natureza, e esteve voltada essencialmente para a retomada dos modelos clássicos greco-romano. Baseada no naturalismo, racionalismo e hedonismo. grandes artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... Os Médici foram uma dinastia política italiana.
Por isso, as principais características da arte renascentista na arquitetura era a ordem arquitetônica. Usava-se de arcos de voltas perfeitas e a simplicidade na construção era a palavra-chave. Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram despreendidas da arquitetura.
As quatro principais inovações na pintura foram:
Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. Utilizando-se da perspectiva e da proporção geométrica, destacam-se as figuras humanas, que até então estavam relegadas a segundo plano, acopladas às paredes ou capitéis.
As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
Resposta: A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
Resposta. Resposta: A escultura do Renascimento tomou como base e modelo as obras da antiguidade clássica e a sua mitologia, com uma nova visão do pensamento humanista e da função da escultura na arte. ... O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitológicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc.
Principais Características Buscavam representar o homem como ele é na realidade. Proporção da figura mantendo sua relação com a realidade. Profundidade e perspectiva. Estudo do corpo e do caráter, humano.
Principais características da Escultura Renascentista: Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade (retoma da técnica do contrapposto) Profundidade e perspectiva. Estudo da anatomia e do caráter humano: representação mais perfeita do corpo humano. Naturalismo: Representação do nu.