Os juros compostos podem funcionar a seu favor ou não. Se você pega um empréstimo com um banco, ele funciona contra você, pois sua dívida será cada vez maior. Mas no caso dos seus investimentos, eles só trazem benefícios, sendo a chance de você aumentar o seu patrimônio, em razão dos efeitos dos juros sobre os juros.
Os juros compostos são juros aplicados sobre juros. Ou seja, os juros incidem sobre o capital inicial e também sobre o valor dos juros já acumulados, aumentando os valores a cada mês. Por conta disso, representam um mecanismo poderoso de geração de riqueza no longo prazo.
O efeito dos juros compostos na quantidade de ações se resume ao reinvestimento dos dividendos recebidos. Por exemplo: Imagine uma ação em que seja possível conseguir um yield de 10% com recorrência. O acionista que tem 10.
Já os compostos funcionam aplicados ao valor anterior. É por isso que eles são conhecidos como “juros sobre juros”, já que o montante prévio determina o próximo. Imagine o mesmo investimento de R$ 20.
Os juros compostos são um dos responsáveis pela rentabilidade do Tesouro Direto. Com eles, o seu dinheiro renderá juros sobre juros. Assim, o montante de hoje equivale ao valor bruto investido mais o que rendeu no dia anterior.
M é o montante acumulado, o total da aplicação. C é o capital investido. i é a taxa de juros. t é o período de tempo....Qual é a fórmula de juros compostos?